O mercado farmacêutico teve um ano de 2020 complexo. Enquanto o varejo registrou o maior crescimento em três anos, segundo a IQVIA, a indústria iniciou a corrida pela vacina para Covid-19 e a distribuição e propaganda médica tiveram que adotar novos formatos e protocolos para uma jornada de trabalho segura.
Veja também: COOP Cooperativa de Consumo inaugura sua 63ª Drogaria em Diadema
Nesse 2021, veremos ainda algumas mudanças derivadas da pandemia, que ainda está presente, no mercado farmacêutico. Por isso, veja algumas tendências para o setor nesse ano.
Siga nosso Instagram
MERCADO farmacêutico
Esse trocadilho tem um porquê. Nesse momento em que vivemos, em que várias cidades adotam medidas de restrição que afetam o comércio, mais e mais as farmácias têm se mostrado serviços essenciais, mesmo quando o assunto não é a compra de medicamentos.
Por isso, uma tendência para o mercado farmacêutico, principalmente o varejo, é ter um estoque diverso de itens sempre à mão. Um exemplo da força do segmento dos não medicamentos nas farmácias é o crescimento que essa divisão apresentou em 2020, uma alta percentual de 21,4.
Com menos opção de pontos de venda abertos e um maior isolamento social, as idas a farmácia tendem a cair, mas, por outro lado, a lista de compras tende a ser maior também.
Por isso, mantenha-se atento para suprir as necessidades de seu cliente.
Contato virtual
Essa tendência para o mercado farmacêutico afeta diretamente o trabalho dos propagandistas. Esses profissionais, que têm contato direto com os médicos, já vivenciam uma realidade que tende a se solidificar: o contato por videoconferência.
Apesar de amplo apoio à retomada da visitação presencial, há uma aceitação ao engajamento digital, o que pode permitir uma maior flexibilização de horários.
Farmácia clínica em alta
A agilidade de realizar exames básicos em uma farmácia perto de casa pode ficar ainda mais presente no mercado farmacêutico. Com a possibilidade de aplicação de vacinas, testes como aferição de pressão e glicose e, em alguns casos, até mesmo consultas por telemedicina, a farmácia clínica deve ganhar evidência.
Também segundo a IQVIA, somente durante a pandemia, a procura por testes para aferição de glicemia e pressão apresentou um crescimento de 24%.
Mais genéricos
Devido ao impacto financeiro causado pela pandemia, a renda das famílias apresentou uma queda. Com menos dinheiro no bolso, os pacientes tendem a buscar opções mais baratas de tratamento.
Essa procura já pode ser sentida em 2020. Dentre o segmento OTC, a procura por genéricos cresceu 17,2%. Esse crescimento foi ainda maior no caso de medicamentos tarjados (23,9%).
Mercado farmacêutico realocado
Com o menor fluxo de pessoas nos grandes centros empresarias, devido ao home office, aquele ponto bem no centro da cidade pode não ser mais a melhor ideia.
A tendência no mercado farmacêutico é que o varejo esteja cada vez mais próximo das residências.
SNC em foco
Medicamentos para o Sistema Nervoso Central (SNC) podem apresentar um crescimento nas vendas. É o que indica a Associação Brasileira de Psiquiatria.
Insumos para o mercado farmacêutico
No Brasil, a pandemia escancarou uma realidade que já era de conhecimento do mercado farmacêutico. O país é muito dependente de insumos e IFAs fabricados no exterior.
Mas esse “choque” inicial pode levar a mudanças no setor. A tendência é que, cada vez mais, a produção dessas matérias primas se espalhe pelo mundo e saia de grandes centros como China e Índia.
E-commerce mais forte
As compras pela internet já são realidade no mercado farmacêutico a anos. Mas a pandemia fez com que elas atingissem um novo patamar. Apenas esse formato de compra movimentou o valor de R$ 3,4 bilhões no último ano, valor recorde. A tendência é que não haja uma diminuição no uso desse modal.
A comodidade de receber os medicamentos em casa veio para ficar. E mesmo farmácias menores, que não possuem um site próprio, podem realizar suas vendas pelo WhatsApp ou em aplicativos de entregas.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!