Quais os sorotipos da dengue?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

sorotipos da dengue

Existem quatro tipos de sorotipos da dengue circulando no mundo. A infecção por um deles gera imunidade contra o mesmo sorotipo, mas é possível contrair dengue novamente se houver contato com um sorotipo diferente. A dengue é uma doença infecciosa febril transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é responsável por cerca de 50 milhões de infecções por ano no mundo.

O recente ressurgimento do sorotipo 3 do vírus da dengue no Brasil – que há mais de 15 anos não causa epidemias no país – fez acender o sinal de alerta quanto ao risco de uma nova epidemia da doença causada por esse sorotipo viral. Um estudo da Fiocruz, coordenado pela Fiocruz Amazônia e pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), apresenta a caracterização genética dos vírus referentes a quatro casos da infecção registrados este ano, em Roraima, na região Norte, e no Paraná, no Sul do país.

A circulação de um sorotipo há tanto tempo ausente preocupa os especialistas.
As análises indicam que a linhagem detectada foi introduzida nas Américas a partir da Ásia, no período entre 2018 e 2020, provavelmente no Caribe. O risco de uma epidemia com o retorno do sorotipo 3 ocorre por causa da baixa imunidade da população, uma vez que poucas pessoas contraíram esse vírus desde as últimas epidemias registradas no começo dos anos 2000. Existe ainda o perigo da dengue grave, que ocorre com mais frequência em pessoas que já tiveram a doença e são infectadas novamente, por outro sorotipo.

Sorotipos de dengue:

Os quatro diferentes sorotipos de dengue são: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Esses sorotipos são responsáveis por diferentes formas da doença, com características e complicações variáveis.

DENV-1 – É o mais antigo dos quatro sorotipos e é responsável por cerca de 50% das infecções de dengue. Ele é mais comum nas regiões do Sudeste Asiático, mas também pode ser encontrado em lugares como América Central, México, Caribe e América do Sul. O DENV-1 pode causar sintomas leves a moderados, tais como febre, dores musculares, dor de cabeça e erupção cutânea.

DENV-2 – Considerado o mais comum dos quatro sorotipos, é responsável por 35% das infecções de dengue. O DENV-2 é mais frequentemente encontrado nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e América Central. Os sintomas são geralmente mais intensos que o DENV-1, incluindo febre alta e dores intensas e persistentes.

DENV-3 – É geralmente o menos comum dos quatro sorotipos e é responsável por apenas cerca de 10% das infecções de dengue. Ele é predominante no Sudeste Asiático, mas também é encontrado em outras partes do mundo. Os sintomas podem variar de leves a graves, incluindo febre alta, náuseas, diarreia e dor de cabeça intensa.

DENV-4 – Trata-se do mais recente dos quatro sorotipos e é responsável por apenas 5% das infecções de dengue. Ele é mais comum no Caribe, América Central e América do Sul. Os sintomas são geralmente mais leves que os outros três sorotipos e incluem febre baixa, prurido cutâneo e dor de cabeça.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress