Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Quando as dores nas costas não são musculares

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Várias são as causas de dores nas costas. Mas se a sua dor irradiar para outras partes, como braços e pernas, demorar para sarar

Várias são as causas de dores nas costas. Mas se a sua dor irradiar para outras partes, como braços e pernas, demorar para sarar e for acompanhada por outros sintomas como febre e formigamento, você deve ir ao médico. A origem não está nos músculos e exige cuidados redobrados.

Veja também: Causas emocionais da Dor nas Costas: o corpo fala através dos …

Então, conheça algumas dores nas costas que não têm relação com a musculatura da região e o que fazer.

Siga nosso Instagram

Hérnias de disco

Segunda causa mais comum de dores nas costas em adultos, as hérnias de disco são deslocamentos ou até mesmo rupturas de um ou mais discos intervertebrais, que funcionam como um “amortecedor” para a nossa coluna.

Na maioria dos casos, não é necessária intervenção cirúrgica. Mas, caso haja alteração ao ir no banheiro, e perca de força ou sensibilidade nos membros, o procedimento deve ser realizado.

Desgastes

Já a terceira causa mais comum de dores nas costas costuma acometer idosos. São os desgastes em regiões da coluna. Os famosos bico-de-papagaios, ou osteofitose, se você preferir.

Curvaturas

Mesmo não causando dores comumente, curvaturas fisiológicas como lordose, cifose e escoliose, em longo prazo, podem causar desequilíbrio nos músculos da região, levando a alterações posturais e a muito desconforto.

Dor pleurítica

O pulmão é revestido por uma espécie de “carapaça” conhecida como pleura. Algumas doenças que afetam os pulmões, como pneumonia, embolia pulmonar e tuberculose, causam inflamação nessa área, gerando também dores nas costas. Outros problemas pulmonares como asma, bronquiectasia, bronquite, fibrose pulmonar e enfisema não atacam a região.

Já tumores como o de pulmão podem causar o mesmo desconforto. Mas muita atenção. Nesse caso, os sintomas acontecem apenas em quadros mais graves, podendo gerar um diagnóstico tardio.

A dor pleurítica diferencia-se das demais dores nas costas pelo aumento de  intensidade ao respirar.

Dor renal

Essa dor costuma atingir o meio das costas, embora seja mais frequente na região lombar. Repentino e independente de movimentos, o incômodo pode também estar presente na parte baixa da barriga, caso se trate de um cálculo (pedra) a caminho da bexiga.

Obesidade

O excesso de peso também pode causar dores nas costas. Apesar de não apresentar forte intensidade, ela é crônica e também envolve mudanças nos hormônios, o que pode causar insônia e estresse.

Fora isso, devido à maior produção de gordura, a produção de hormônios pró-inflamatórios é modificada, tornando o paciente mais propenso a qualquer tipo de inflamação.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress