Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Quando é indicada a cirurgia de vesícula?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

cirurgia de vesícula

A vesícula biliar é um pequeno órgão em forma de bolsa localizado na parte superior direita da barriga. Ela armazena a bile, um fluido produzido pelo fígado que ajuda a quebrar os alimentos gordurosos. A cirurgia de vesícula, também conhecida como colecistectomia, é um procedimento muito comum e costuma ser indicada quando ocorre a presença de cálculos biliares.

São pequenas pedras que podem se formar na vesícula biliar como resultado de um desequilíbrio nas substâncias que compõem a bile. Geralmente elas não causam sintomas, mas ocasionalmente os cálculos podem bloquear o fluxo de bile e irritar a vesícula, causando a colecistite aguda, ou o pâncreas, o que provoca a pancreatite aguda.

Nesses casos, os sintomas são uma dor de barriga súbita e intensa; e o amarelamento da pele e do branco dos olhos (icterícia). A cirurgia para retirada da vesícula é o tratamento mais eficaz na grande maioria dos casos.

O que acontece durante a cirurgia de vesícula?

Existem duas maneiras principais de remover a vesícula biliar:

  • Colecistectomia laparoscópica, na qual pequenas incisões são feitas no abdômen e instrumentos cirúrgicos finos são usados ​​para acessar e remover a vesícula biliar
  • Colecistectomia aberta, onde uma única incisão maior é feita em na barriga para acessar e remover a vesícula

A cirurgia laparoscópica é usada com mais frequência pois permite uma recuperação mais rápida, também deixando cicatrizes menores do que a realizada com um procedimento aberto. Ambas as técnicas são realizadas sob anestesia geral.

Como é a recuperação?

Geralmente, não demora muito para se recuperar de uma cirurgia para remover a vesícula biliar. A maioria das pessoas pode deixar o hospital no mesmo dia ou na manhã seguinte. O paciente pode retornar à maioria de suas atividades normais dentro de duas semanas.

Se for uma cirurgia aberta, é preciso ficar no hospital por três a cinco dias e pode levar de seis a oito semanas antes de o paciente sentir que está de volta ao normal. Algumas pessoas apresentam problemas como inchaço ou diarreia após a cirurgia, embora isso geralmente melhore em algumas semanas.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress