Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como e quando surgem os primeiros dentinhos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

primeiros dentinhos
Foto: Freepik

A fase de nascimento dos primeiros dentinhos do bebê é um período que requer muita atenção por parte dos pais. A dentição começa a aparecer quando eles ainda não conseguem falar, o que pode causar choro e desconforto nos pequenos.

Os primeiros dentinhos do bebê começam a surgir entre os quatro e os 14 meses de vida. É importante saber que há essa variação de tempo: em algumas crianças os dentes aparecem mais cedo, em outras, mais tarde.

Sintomas dos primeiros dentinhos

Os sintomas do nascimento dos primeiros dentes nos bebês incluem:

  • Desconforto
  • Aumento da tendência de colocar objetos na boca
  • Coceira na região da gengiva
  • Choro e irritabilidade
  • Inchaço na gengiva onde o dente está prestes a nascer.

Nessa fase, o bebê tende a colocar mais objetos e as mãos na boca, o que pode expô-lo a maior contaminação. Além disso, ele pode estar sob estresse, o que pode diminuir sua imunidade e, em alguns casos, levar ao aparecimento de febre e/ou diarreia, que deve ser avaliada pelo pediatra.

Consulta com o odontopediatra

Embora a fase de nascimento de todos os dentes de leite dure até aproximadamente os três anos, os principais desconfortos geralmente ocorrem durante o surgimento dos primeiros dentinhos (incisivos) e dos dentes posteriores (molares).

É recomendável agendar uma consulta com uma odontopediatra assim que o primeiro dentinho começar a nascer. Nessa consulta, haverá uma avaliação completa, esclarecimento de dúvidas e orientações sobre higiene e alimentação adequadas, além de instruções para prevenir traumatismos. Também é uma oportunidade importante para a criança se familiarizar com o dentista e desenvolver confiança com o profissional.

Dicas para aliviar o desconforto

Recomenda algumas práticas para amenizar o desconforto do nascimento dos primeiros dentes do bebê e tornar essa fase mais tranquila tanto para as crianças como para os pais:

  • Alimentos gelados: Frutas congeladas e picolés de frutas podem ajudar a aliviar o desconforto da gengiva. Se o bebê é alimentado exclusivamente com leite materno, os pais podem congelar o leite e oferecê-lo em formato de picolé.
  • Mordedores com água: São eficazes para aliviar o desconforto do nascimento da dentição e podem ser oferecidos a todas as crianças. Eles também podem ser refrigerados antes de serem oferecidos ao bebê.
  • Porta frutinhas: Bebês que já estão em fase de introdução alimentar podem se beneficiar dos alimentadores de frutinhas, especialmente se estiverem picadas e congeladas.
  • Medicamento: A Camomilina C é um medicamento de uso bucal em formato de cápsula, desenvolvido para bebês acima de 4 meses de idade. É indicado para ser utilizado na área afetada durante o nascimento dos primeiros dentes para aliviar os sintomas de inflamação, dor e coceira na gengiva e na boca.

A partir do nascimento do primeiro dentinho, também é preciso escovar os dentes do bebê com uma escova dental de cerdas macias, adequada ao tamanho e à idade da criança, utilizando dentifrício fluoretado. Escovas com cerdas de silicone são contraindicadas para a higiene dental.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação

 

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!