Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Quando tomar Ibuprofeno? Conheça cinco indicações

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Vários são os nomes pelos quais você pode conhecer o Ibuprofeno. Algum dos medicamentos de marca com esse princípio ativo são

Vários são os nomes pelos quais você pode conhecer o Ibuprofeno. Algum dos medicamentos de marca com esse princípio ativo são Alivium, Motrin e Advil, por exemplo. Mas ele também pode ser encontrado em versões genéricas. Porém, é fundamental que o remédio seja ministrado com orientação de um profissional de saúde. Isso é necessário devido a diferenças de dosagem, que variam de acordo com idade e peso do paciente, e também à possibilidade de mascarar sintomas e dificultar diagnósticos.

Veja também: Teuto disponibiliza Bissulfato de Clopidogrel para mercado farmacêutico

Quando tomar?

Agora, vamos listar algumas situações nas quais o Ibuprofeno pode ser utilizado.

Siga nosso Instagram

Dor de dente

A má higiene bucal pode causar quadros de cárie ou inflamação de gengiva, quadros esse que podem causar dor e desconforto em ações do cotidiano, como comer e escovar os dentes.

Em casos como esse, o Ibuprofeno pode ser utilizado para um alívio, até o diagnóstico final de seu dentista.

O medicamento também pode ser utilizado para o tratamento de dores no pós-operatório, em casos de extração de siso, por exemplo.

Cólica menstrual

Com as dores causadas pelos movimentos musculares do útero, que duram de 1 a 3 dias, muitas mulheres sofrem com o período menstrual. Além disso, acontece a produção de substâncias inflamatórias no organismo, como a ciclooxigenase.

O uso do Ibuprofeno para alívio dos sintomas não dispensa visitas regulares ao ginecologista, para acompanhamento e diagnóstico de possíveis doenças que possam ampliar o desconforto, como o ovário policístico.

Dor de garganta

A inflamação da amígdalas e faringe é um problema que chega a ser cotidiano para algumas pessoas. Causado usualmente por infecções virais, como a do resfriado, o incômodo pode ser diminuído com o uso do Ibuprofeno.

Mas diante da aparição de outros sintomas, como cansaço, febre alta e tosse, é importante a visita ao médico para um maior entendimento do caso.

 Resfriados e gripes

Já citado no tópico anterior, os demais sintomas de resfriado também podem ser combatidos pelo Ibuprofeno.

No caso da gripe, que apresenta sintomas mais intensos, como febre de até 39ºC, além de dores no corpo, o medicamento também ajuda no combate da doença.

Dor de cabeça

O estresse e a insônia podem causar o que é conhecido como dor de cabeça tensional. A inflamação nos músculos da região causada por essa tensão pode ser combatida com o uso do Ibuprofeno.

Quando não usar

Evite a ingestão de Ibuprofeno nos casos de úlcera estomacal, sangramentos gastrointestinais e insuficiência de órgãos como fígado, rins e coração. Grávidas, lactantes e crianças com menos de 6 meses também não devem usar o medicamento.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress