O maior canal de informação do setor

Quase 90% dos consumidores compram remédios sem pesquisa

1.139

remédios

Consumidor não pesquisa na hora de comprar medicamentos. É o que apontou um estudo do Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) em parceria com a Unicamp, que envolveu 4 mil consumidores de todo o país. Segundo o levantamento 88,4% dos entrevistados afirmaram que não costumam visitar outras farmácias antes da compra.

Além disso, os dados mostram que dos entrevistados apenas 2,9% afirmaram que pesquisam independentemente da forma e 8,7% não pesquisaram no dia em que foram questionados. Em um primeiro momento, esse dado parece conflitar com outro da mesma pesquisa, que mostra que 75,4% dos entrevistados consideram o preço o fator primordial para escolha da farmácia.

“Pode parecer contraditório, mas não é, existem vários fatores que levam a percepção de que uma loja tem os preços mais baratos, a pesquisa é apenas um deles. Além disso, diante das opções de marcas e preços existentes nas farmácias os consumidores podem pesquisar dentro do estabelecimento que já escolheu previamente”, explica Edison Tamascia, presidente da Febrafar.

Segundo as respostas dos consumidores, 62,6% compraram pelo menos um genérico dentre os produtos adquiridos, desses 25% compraram apenas genéricos. Já em relação aos produtos de marcas, ele fez parte das compras de 63,9% dos consumidores e 24,4% compraram apenas esses produtos. Já os não medicamentos participaram de 23,4% das cestas de compras e apenas 4,6% compraram apenas essa categoria. O gasto médio per capita foi de R$ 54,01.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação