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Quatro vantagens de ter um centro de distribuição

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Quatro vantagens de ter um centro de distribuição

A decisão de abrir um centro de distribuição pode ser um diferencial competitivo diante da elevada concorrência no varejo farmacêutico. Para as farmácias de pequeno e médio porte, o investimento assegura diversos benefícios relacionados à gestão, seja de compras, de estoque ou de logística.

No entanto, a decisão de apostar em um CD está diretamente atrelada ao momento atual da empresa. “Trata-se de uma escolha que deve ser personalizada, uma vez que a cada estágio do negócio há uma necessidade diferente para se priorizar”, reforça Mauricio Rodrigues, especialista de supply chain e canais digitais da Procfit, que enumerou quatro vantagens de contar com essa operação.

Quatro vantagens de possuir um centro de distribuição

1 – Melhoria na gestão de compras e fornecedores

  • O estoque centralizado apresenta mais assertividade e evita compras em excesso, com direito a redução de custos com frete, impostos e/ou incentivos fiscais
  • O CD amplia o poder nas negociações com os fornecedores em volume, prazo de pagamento e entrega
  • O resultado é uma farmácia com melhores margens e preços mais acessíveis ao cliente

2 – Gestão de estoque

  • Aumenta a eficiência do giro de estoque
  • A farmácia reduz a perda e a ruptura. E o custo de espaço físico dos PDVs também cai, já que a loja deixa de armazenar muitos dias de estoque
  • O CD previne oscilações de demanda
  • Facilita a tomada de decisão sobre a distribuição dos produtos conforme demanda
  • Pode-se ainda centralizar o recebimento de produtos PBM

3 – Gestão logística

  • Aumenta a agilidade na reposição dos itens nos PDVs
  • Ajuda a diminuir despesas ao longo de todas as etapas do processo
  • Facilita a entrega com mais qualidade e previsibilidade

4 – Benefícios ao cliente e ao negócio

  • Uma operação de CD bem administrada garante disponibilidade de produtos e um atendimento mais rápido, o que gera maior satisfação do cliente e fidelização
  • Nas operações de multicanalidade, o CD tem papel fundamental na compra online, seja pela retirada na loja ou entrega na casa do cliente
  • Expansão para novos mercados e canais de venda

Rodrigues elenca também alguns pontos de atenção antes de colocar o investimento em prática.

Investimento inicial – Avaliar custos de instalação, operação e manutenção. “Dependendo da estratégia definida, existem opções que podem se acomodar melhor à realidade de cada varejista, como uma estrutura criada em espaço próprio, locação de galpão, condomínios logísticos ou contratação de serviços terceirizados”, comenta.

Gestão profissional – Independentemente de contratar equipe qualificada ou terceirizar a gestão, deve-se considerar o sistema e a tecnologia a serem adotados, para garantir melhoria na performance da farmácia e nos controles internos.

Planejamento estratégico – Dimensionar o CD de acordo com as necessidades do negócio, prevendo um percentual para expansão ao longo do tempo. É essencial ainda definir a localização ideal para maior agilidade nas entregas e integrar o complexo à cadeia de suprimentos.

Em que momento ter um centro de distribuição se faz necessário? 

A Procfit elenca mais sinais de alerta para o gestor. “Há uma série de situações que acedem a “luz vermelha”, indicando a necessidade de centralizar as operações a fim de otimizar a performance dos negócios e que justificam a opção por seguir esse caminho”, ressalta.

  • Volume de perda alto
  • Custos adicionais altos, exemplo frete
  • Baixa margem ou prazos de pagamentos sendo afetado pela pulverização dos pedidos
  • Ruptura em algumas lojas e excesso em outras
  • Necessidade de remanejamento entre as unidades
  • Pretende expandir as operações

Exemplo de sucesso

Rede com 75 lojas na Região Metropolitana de São Paulo, a Promofarma inaugurou um CD próprio em 2020. A implementação ocorreu em tempo recorde. Somente quatro meses foram necessários para adequação de infraestrutura e sistemas.

A estratégia revelou-se acertada, ao permitir que a empresa aprimorasse sua capacidade para absorver o rápido aumento da demanda no período da pandemia.

promofarma

Totalmente automatizada e baseada em dados, a operação dobra de tamanho em 2024, passando de 3,3 mil m² para 6,6 mil m². A instalação está sendo projetada para sustentar a meta de atingir R$ 1 bilhão de faturamento em 2027 e dar suporte aos canais digitais, que serão o foco da companhia daqui em diante.

“Conseguimos reduzir em 2,12% os nossos índices de ruptura operacional e comercial, que caiu de 7% para 4,88%. Além disso, quando se atinge um certo número de lojas, a qualidade e todo o processo operacional e sistêmico são impactados positivamente. Até mesmo a diminuição do custo de pagamento de boletos é significativa”, pontua Thiago SantosHead de Tecnologia da Promofarma.

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