A rede de farmácias paulista Promofarma automatizou a gestão do seu centro de distribuição em Guarulhos (SP) e passa a controlar os processos no modelo de cultura Data Driven.
A empresa, que mantém 75 lojas na Região Metropolitana de São Paulo, inaugurou o CD em 2020 no início da pandemia e implementou o sistema de armazenamento logístico WMS (Warehouse Management System), desenvolvido pela Procfit, a fim de organizar, otimizar suas demandas de forma eficaz, e entregar informações em tempo real para a tomada de decisão durante a operação.
“Tínhamos um desafio muito grande que era centralizar a reposição, a compra e a distribuição dos produtos, para apoiar toda avalanche de demandas e incertezas em relação ao estoque durante o período da Covid-19”, lembra Thiago Santos, head de tecnologia da Promofarma. Segundo o executivo, a solução WMS apoiou a operação, amarrando o processo de alocação, localização e expedição dos produtos.
“O CD foi o primeiro setor da rede onde conseguimos implementar a cultura de tomada de decisões baseado em dados, o que nos permitiu entregar para a gestão financeira números muito fidedignos sobre movimentação de estoque, perdas, avarias e inventário”, acrescenta.
Com o uso da ferramenta, a Promofarma também passou a ter controle do fluxo de tarefas de cada colaborador. “O WMS nos proporcionou uma grande massa de dados e informação que nos permitiu tomar decisões quase que em tempo real”, afirma Santos.
“Conseguimos enxergar a produtividade do profissional, qual o setor que pode estar em atraso afetando o resultado final da operação, ou mesmo quem está adiantado e pode dar suporte ao colega”, acrescenta. Com isso, o gestor do CD pode identificar essas ações e direcionar os colaboradores para que eles sejam mais produtivos.
Rede de farmácias busca fim das rupturas
Outra ferramenta implementada pela rede de farmácias vem agilizando a rotina do departamento de compras e reduzindo a ruptura no PDV. A plataforma Minha Melhor Compra (MMC), também da Procfit, foi concebida para melhorar a eficiência do processo de reposição de mercadorias na loja, eliminando trabalhos manuais e aumentando a velocidade de reposição do estoque.
“Esse modelo disciplina a agenda de compras da equipe, traz segurança à cobertura de estoque e colabora para o controle do ciclo financeiro, o prazo médio de pagamento e recebimento do produto, tornando a operação muito mais saudável”, explica Santos.
Antes da implementação, a área de abastecimento da rede tinha uma demanda muito grande na análise e processamento das sugestões de compras enviadas pelos fornecedores. “Era um trabalho que começava às 8h e durava o dia inteiro, com profissionais enviando arquivos e buscando o retorno de cada distribuidora ou indústria. Agora conseguimos manter uma agenda padronizada, na qual o sistema faz o processamento durante a madrugada e identifica as demandas necessárias. Algumas são automaticamente encaminhadas para o distribuidor”.
O processo de cotação e de análise também se tornou muito mais ágil. “Realizamos ciclos de envio e retorno de cotações de pedidos para os fornecedores, monitorando e selecionando os melhores preços, níveis de serviço, promoções, condições comerciais e prazos de pagamento”, finaliza o executivo.