Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Queda capilar: saiba como funciona tratamento

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

queda capilar

A queda capilar é um fenômeno cada vez mais comum, tanto em homens quanto em mulheres. A boa notícia, é que ainda é possível controlar o problema e recuperar a saúde dos cabelos. Vamos te explicar as principais causas e os tratamentos disponíveis.

Tipos de queda capilar

A queda capilar é uma condição de diferentes tipos, por isso é importante buscar ajuda de um especialista, para saber qual o melhor tratamento de acordo com o caso. Ela pode ser classificada como androgenética, que acontece com maior frequência em homens, principalmente entre os adultos e está relacionada a fatores genéticos, hormonais e biológicos.

O tipo cicatricial, também é frequente e se manifesta como áreas circulares ou irregulares de calvície, resultado de lesões causadas por fatores genéticos ou patológicos. Já a androblastoma é comum em homens na faixa dos quarenta anos ou mais. É caracterizada pelo encolhimento ou queda inesperada de cabelo e está associada ao envelhecimento, ao estresse e à alteração da testosterona no organismo.

Como funciona o tratamento da queda capilar?

Medicamentos

Os medicamentos são amplamente utilizados no tratamento da queda capilar, principalmente no caso da condição androgenética, pois bloqueiam a produção de DHT, como a finasterida, ou aqueles que estimulam o crescimento de novos fios, como o minoxidil. Outras alternativas, como terapias hormonais e transplantes capilares, também são eficientes.

Combatendo a queda

É importante cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos regularmente e descansar o suficiente. Mantenha o couro cabeludo limpo, sem uso excessivo de químicas e tratamentos térmicos.

A queda capilar é um problema recorrente entre homens e mulheres, que gera muita preocupação. Compreender qual o tipo de queda está enfrentando é fundamental para escolher o tratamento ideal.

Os medicamentos são os tratamentos mais utilizados, mas sempre é necessário acompanhamento médico para saber qual a melhor terapia para o seu caso. Além disso, é necessário seguir implementar uma série de cuidados para prevenir a queda dos cabelos, como uma boa alimentação, descanso adequado e cuidados com seus fios.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress