Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Queda nas vendas leva ao pior Natal em 3 anos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Queda nas vendas
Foto: Canva

O espirito natalino não chegou ao varejo. A queda nas vendas fez o Natal de 2023 se tornar o pior nos últimos três anos. Em comparação com o mesmo período de 2022, as vendas recuaram 1,4%. As informações são do Valor Econômico.

O portador de tal má notícia é o Serasa Experian, que informou um dos primeiros indicadores da temporada. O índice leva em conta os negócios fechados nas lojas físicas entre os dias 18 e 24 de dezembro.

Apesar de os dias que seguem o Natal terem sido positivos nos últimos anos, a expectativa é de que as trocas e os saldões não recuperem o prejuízo das vendas mais baixas.

Queda nas vendas é a pior desde 2020 

O desempenho do varejo no Natal de 2023 só não foi mais desanimador do que o ocorrido em 2020, quando a queda livre foi de 10,3%. Para Luiz Rabi, economista-chefe do Serasa, o foco do consumidor foi outro nesse fim de ano.

“(Os consumidores) optaram por utilizar o 13º salário para pagamento e renegociação de dívidas”, aponta o especialista.

Black Friday também deixou a desejar 

2023 tem se mostrado um ano complexo para o varejo, afinal, não foi só o Natal que ficou abaixo das expectativas, a Black Friday também. As tradicionais promoções de novembro registraram seu segundo pior desempenho da história.

Apesar do revés, na ocasião, os dados reunidos pela NielsenIQ Ebit apontaram um destaque positivo de categorias como perfumaria e cosméticos durante a Black Friday.

O motor para a queda nos resultados foi uma demanda menor em áreas como as de eletrodomésticos, informática e telefonia, que possuem maior valor agregado e alta procura.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress