Segundo dados da IQVIA, 73,6 milhões de anticoncepcionais foram vendidos no varejo farmacêutico no primeiro semestre de 2021, o que aponta uma queda de 5 milhões de unidades em comparação com o semestre anterior. A informação é da Folha de S.Paulo.
Veja também: Caminhoneiros prometem greve nacional se governo não atender pedidos
A consultoria também aponta uma redução na comercialização dos anticoncepcionais em comparação com o primeiro semestre de 2020, quando foram vendidas 77,4 milhões de unidades.
Siga nosso Instagram
O que motivou a queda na venda dos anticoncepcionais?
Para a InterPlayers, alguns motores para a queda na compra de anticoncepcionais foram o aumento nos preços e também o desemprego, que diminuiu ou zerou a renda do consumidor.
Nas pequenas e médias farmácias, o preço subiu 12% entre janeiro e agosto, segundo a intermediadora. No acumulado de 12 meses, esse percentual chega a ser ainda maior, na casa de 19%. O resultado supera também o IPCA, índice oficial da inflação no Brasil, para o mesmo período – que foi de 10,25%.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!