No último dia 11, o Grupo RD (RaiaDrogaisl) completou dez anos de existência. Presente em todos os estados do Brasil, em uma década, o número de PDVs, que era de 776, subiu para 2.414. Mas a rede não planeja parar por aí. As informações são de O Estado de S. Paulo.
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O grupo aumentou sua projeção de abertura de novas farmácias em 2022. A meta agora é de 260 inaugurações, quase 10% maior que a anterior, de 240 novas lojas.
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“A fusão entre a Raia e a Drogasil foi uma das poucas e a mais bem-sucedida entre grandes varejistas do Brasil até hoje, e continua sendo bem-sucedida”, comenta Eugênio Foganholo, sócio da consultoria Mixxer.
Na época da fusão, as redes somavam um faturamento anual de R$ 4,7 bilhões. Atualmente, esse faturamento saltou para R$ 24,6 bilhões, no acumulado de 12 meses.
“Se você olhar o mercado físico de farmácias, fizemos o que dava para ser feito e conseguimos fazer isso com o foco no longo prazo. Nunca vimos o meio como o fim”, comenta o CEO do Grupo RD, Marcilio Pousada (foto), que ocupa o cargo desde 2013.
O novo foco da RD
Após a primeira década de existência da RD, o foco do crescimento do grupo é agora outro: a digitalização do cliente e a oferta de serviços farmacêuticos.
Sobre as compras online, Pousada explica que a pandemia foi um grande motor para a expansão. “A pandemia exponencializou isso. Em 2018, nosso negócio da internet era cerca de 1,5% das vendas, hoje já representa 9,2%”, comenta.
Já no que tange à transformação da rede em hub de saúde, a RD também abraçou o digital para a missão. Em julho, o grupo lançou a Vitat, plataforma de saúde que oferece produtos, serviços e conteúdos sobre saúde e bem-estar para os usuários.
“Hoje, a farmácia é diferente, pode entregar muito mais do que beleza, bem-estar em saúde e medicamentos, pode entregar também saúde integral para o cliente”, aponta o executivo.
Os planos para 2025
Quando questionado sobre os próximos dez anos da RD, Pousada revelou que o grupo trabalha com um prazo menor, até 2025. “Criamos um plano novo com três pilares estratégicos: a nova farmácia, que é digital; o marketplace de saúde, que ainda é pequeno, mas já começou a operar com quase 60 mil itens; e a plataforma de saúde, com a criação de um ecossistema em que o cliente se relaciona conosco em vários momentos e oferecemos produtos e serviços para ele mudar hábitos de saúde. Em 2025, começaremos a colher os frutos desta estratégia”, explica.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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