Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Reajuste na conta de luz surpreende a todos e o consumidor busca formas de reduzir o valor da fatura

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O último reajuste na conta de luz pegou todos os brasileiros de surpresa. Com o fim da bandeira de escassez, a expectativa era que o valor ficasse 20% mais acessível, no entanto, não foi o que ocorreu. Na maioria dos estados, houve aumento já que os reajustes anuais chegam a quase 24%, dependendo da região. Com a novas tarifas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a fatura da conta de luz fica mais cara pelo menos 5,22% em Minas Gerais.

Buscando diminuir o gasto com energia elétrica, cada vez mais pessoas descobrem o serviço gratuito da Metha Energia ( www.methaenergia.com.br ), energytech que atua no sistema de geração distribuída (GD) – conecta produtores de energia limpa ao consumidor final oferecendo um desconto de até 15% na conta de luz. A energytech cresceu dez vezes em 2021, alcançando 75 mil clientes cadastrados em Minas Gerais. ‘Toda vez que ocorre algum aumento no custo da energia, a curva de procura pelo serviço da Metha também cresce’, conta Victor Soares, cofundador e CEO da Metha Energia. ‘As pessoas descobrem que, com a Metha, economizar e consumir uma energia mais limpa é muito fácil’.

Uma pesquisa do Instituto Clima e Sociedade (iCS) , realizada em novembro de 2021, aponta que apenas 10% da população brasileira teve a renda familiar pouco ou nada afetada pelo preço da energia elétrica. Do total de entrevistados, 9% estão deixando de pagar a conta de luz ou estão com o pagamento atrasado. Para conseguir arcar com os custos de energia, os brasileiros vêm reduzindo gastos com bens de consumo, como roupas e eletroeletrônicos (40%), alimentos básicos (22%), produtos de limpeza (16%), produtos de higiene e beleza (14%) e remédios (13%).

Cliente da Metha Energia desde 2019, a empresária Gemile Ferrara conta a satisfação ao utilizar o serviço da energytech: ‘Eu sou cliente desde outubro de 2019. No ano em que me cadastrei, economizei cerca de R$ 500, depois são cerca de R$ 800 ao ano. O boleto da Metha é fantástico, vem o que você gastou e quanto já economizou, é bem bacana para acompanhar.’

Como economizar na conta de luz

É muito simples aderir ao serviço da Metha Energia. O morador não precisa fazer nenhum tipo de obra ou alteração na instalação elétrica de sua residência: basta se cadastrar no site e o serviço passa a destinar créditos de energia para a instalação do cliente. Também não há nenhuma alteração no abastecimento de energia, que continua sendo feito pela concessionária local. O que muda é que o cliente passa a pagar apenas o boleto da Metha Energia, que substitui a conta de luz, é mais fácil de entender e sempre vem com desconto. O serviço é gratuito e 100% digital, desde o cadastro até o recebimento das faturas.

‘Queremos modificar a maneira com que os brasileiros consomem e se relacionam com o serviço de energia elétrica, por isso trazemos mais transparência na conta de luz e criamos uma experiência mais intuitiva, econômica e sustentável de utilizar esse serviço tão essencial’, explica Victor Soares.

Impacto ambiental

Por utilizar fontes renováveis – solar, eólica, hídrica (pequenas centrais hidrelétricas que aproveitam cursos d’água), biomassa e biogás -, a geração distribuída (GD) é uma solução complementar aos combustíveis fósseis e às usinas hidrelétricas em todo o mundo, que são grandes causadores de poluição e aceleração do aquecimento global. Só em 2021, a energytech evitou a emissão de 1.200 toneladas de CO2 na atmosfera.

‘Observando o contexto mundial de tragédias ambientais, é imperativo que todas as instituições ligadas ao desenvolvimento econômico do país coloquem a sustentabilidade como prioridade. A missão da Metha Energia é revolucionar o setor elétrico do Brasil, diversificando a matriz energética e garantindo ao maior número possível de pessoas o acesso à energia limpa’, afirma Diego Fraga, cofundador da Metha Energia.

Fonte: Portal do Médio Piracicaba

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress