Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Recalls geram alerta por contaminação por benzeno e salmonella

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

recall

 

A onda de recall de produtos comercializados em farmácias por presença de substâncias cancerígenas ou bactérias parece não ter fim. Após o recolhimento global de losartana e valsartana, que vem demandando ações de fabricantes e agências reguladoras do todo o mundo desde 2018 por conta da presença de nitrosaminas, agora é a vez dos desodorantes e álcoois-géis serem retirados das prateleiras do Estados Unidos por conterem benzeno e metanol.

Em março, a Anvisa determinou a apreensão de lotes de três marcas de fórmulas infantis da Abbot Nutrition por contaminação por bactérias. Na Europa, o Kinder Ovo está sofrendo um recall por uma suspeita de “ligação potencial a um surto de salmonella”.

Presença de benzeno e metanol em produtos da Disney

A Best Brands Consumer Products, que produz produtos da marca Disney, está fazendo o recall de dois desinfetantes para as mãos, similares ao álcool em gel. Segundo a FDA, os testes descobriram a presença de benzeno no desinfetante para as mãos The Mandalorian (Baby Yoda), enquanto a presença de metanol foi encontrada no desinfetante para as mãos da marca Mickey Mouse.

O benzeno é classificado como cancerígeno humano e a exposição ao metanol pode causar náuseas, vômitos, dor de cabeça, visão turva, coma, convulsões, cegueira permanente, danos permanentes ao sistema nervoso central ou morte.

Unilever faz recall de desodorantes

A Unilever está fazendo o recall voluntário de dois tipos de desodorantes após níveis elevados de benzeno serem encontrados em amostras de produtos. De acordo com um aviso de recall publicado no site da FDA no dia 30 de março, o benzeno não é um ingrediente dos produtos recolhidos, mas uma revisão interna mostrou que os níveis inesperados de benzeno vieram do propelente que pulveriza o produto da lata.

Segundo a companhia, a linha de produtos Suave 24-Hour Protection Aerosol Antiperspirant foi descontinuada em outubro de 2021 “por motivos comerciais” e os “produtos afetados estavam em distribuição limitada nas lojas de varejo dos EUA e online”. Nenhum outro produto da Unilever ou Suave faz parte do recall, disse a empresa.

Outros produtos recolhidos por benzeno

Esta não foi a primeira vez que ocorreram recolhimentos de produtos em função da presença de benzeno em sprays de aerossol, incluindo protetor solar, desodorante e xampus secos. Em dezembro, a P&G anunciou o recall de mais de 30 produtos em spray aerossol, incluindo xampus secos e condicionadores.  A J&J também anunciou o recolhimento de lotes de protetores solares das marcas Neutrogena e Aveeno, assim como a Beiersdorf fez com o Coppertone.

Kinder Ovo sofre recall após suspeita de salmonella

A Ferrero anunciou nesta terça-feira (5) um recall dos produtos da marca Kinder na Europa por suspeita de contaminação pela bactéria salmonella. Foi solicitada a devolução dos produtos Kinder produzidos nas fábricas de Arlon, na Bélgica, os quais eram comercializados na França, Bélgica, Reino Unido, Irlanda do Norte, Alemanha e Suécia. No Reino Unido foram registrados 63 casos de contaminação por salmonella e na França 21, sendo que 15 relataram terem consumido os produtos Kinder. A idade média dos casos é de 4 anos.

A Anvisa publicou nesta quarta-feira (20/4) uma nova resolução determinando o recolhimento do lote L343R03 do Kinder Schoko-Bons Branco 200g, pelo risco de contaminação por Salmonella.

O recolhimento é necessário porque foi identificada uma importação para o mercado brasileiro, realizada pela empresa Terra Nova Trading, do produto fabricado em Arlon, na Bélgica.  A medida diz respeito exclusivamente ao lote L343R03 e não afeta outros produtos da marca.  

Anvisa pede apreensão de fórmulas infantis 

Em março, a Anvisa determinou a apreensão de lotes de três marcas de fórmulas infantis da Abbot Nutrition por suspeita de estarem contaminadas com as bactérias Cronobacter sakazakii e Salmonella Newport.  

A agência publicou a Resolução RE 682, de 3 de março de 2022, proibindo a importação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso das fórmulas infantis em pó das marcas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare.

A Abbott  informou inicialmente que o recolhimento dos produtos ocorreria nos seguintes países de distribuição, além dos Estados Unidos: Austrália, Bahrein, Barbados, Bermudas, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Egito, Guam, Guatemala, Hong Kong, Índia, Indonésia, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Malásia, México, Nova Zelândia, Omã, Peru, Porto Rico, Qatar, Arábia Saudita, Cingapura, África do Sul, Sudão, Taiwan, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Vietnã.

Em recente atualização, o Brasil passou a integrar a lista de países com possível distribuição do(s) produto(s) em questão. Mas, apesar do alerta internacional ter indicado que houve distribuição do produto Similac para o Brasil, a Abott Nutrition informa que não houve importação dos produtos que estão sendo recolhidos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

 

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress