Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Receita da RaiaDrogasil avança dois dígitos, mas lucro cai

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

RaiaDrogasil

 

A receita da RaiaDrogasil avançou dois dígitos no primeiro trimestre de 2022, totalizando R$ 7 bilhões, incremento de 16,6% e crescimento de 8,9% em lojas maduras. Os dados são referentes ao balanço foram divulgados nesta terça-feira (4).

A rede reportou um lucro líquido ajustado de R$ 145,3 milhões com uma margem de 2,1% da receita bruta, uma contração de 0,9 ponto percentual em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foi registrado um fluxo de caixa livre negativo de R$ 320,6 milhões e um consumo total de caixa de R$ 348,6 milhões.

O Ebitda ajustado totalizou R$ 388,4 milhões no período e uma margem de 5,6%, uma redução de 1,4 ponto percentual. A companhia espera uma recomposição inflacionária a partir do segundo trimestre oriunda do reajuste do preço dos medicamentos de 10,9% autorizado pela CMED, contribuindo para a rápida normalização das margens.

Expansão da RaiaDrogasil

Neste primeiro trimestre, a rede inaugurou um total de 52 novas farmácias, 12 a mais do que no mesmo período do ano anterior, e fechou 12, terminando o trimestre com 2.530 farmácias em operação, além de 4 unidades da 4Bio. A companhia mantém o a meta de 260 aberturas brutas para 2022.

Do total de inaugurações, 82% das aberturas dos últimos 12 meses foram concentradas fora do estado de SP, o que contribuiu para o aumento da capilaridade, estendendo a presença para 501 cidades, 83 a mais que no primeiro trimestre de 2021.

Digitalização em saúde

A RD atingiu R$ 656,1 milhões de receita em canais digitais no trimestre, representando uma penetração no varejo de 10,0% e um crescimento de 51,2% sobre o mesmo período do ano anterior. Também foi registrado um total de 18,3 milhões de downloads acumulados dos aplicativos desde o primeiro trimestre de 2019.

As lojas físicas contribuíram com 91% das transações dos canais digitais do trimestre. O Compre & Retire representou 52% das vendas digitais, enquanto as entregas de vizinhança representaram 11% do total, o que demonstra o poder da capilaridade e da conveniência das farmácias, que atendem 92% da classe A do País dentro de um raio de 1,5 km.

A rede realizou no trimestre mais de 694 mil testes de Covid-19, totalizando 4,6 milhões de exames feitos desde o início da pandemia dentro das farmácias. Além disso, as 231 unidades com salas de vacinas habilitadas aplicaram mais de 10 mil doses de diferentes imunizações no trimestre.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!