
O ano de 2024 representou o maior volume de recursos para a inovação. E o setor de cannabis medicinal também foi contemplado por meio da Missão II – Complexo Econômico Industrial da Saúde, que destinou R$ 18,6 milhões na forma de subvenção e contrapartida.
A política de reindustrialização do país, a NIB, prevê o financiamento de projetos de inovação por meio de recursos de diferentes órgãos e instituições. E a Finep, vinculada ao MCTI, é um dos operadores.
Entre o fim de 2023 e 2024, a instituição lançou mais de uma dezena de chamadas para apoiar projetos com subvenção econômica – o mais nobre dos recursos destinados à inovação, não retornáveis pelas empresas.
Recursos para inovação beneficiam centro de estudos sobre cannabis
O recorde de recursos para inovação beneficiou, por exemplo, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que obteve da Finep a aprovação de duas propostas. Uma delas irá estruturar um centro de estudos para canabidiol e derivados da cannabis, a fim de criar medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A proposta receberá o financiamento de R$ 12 milhões. Denominado Terasus, o projeto reúne o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Instituto do Cérebro (ICe), sob a coordenação geral do professor Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito
e coordenação dos professores Leandro de Santis Ferreira e Maria Bernadete Cordeiro de Sousa.
“Vamos trabalhar com produtos nanoestruturados de canabidiol puro e a padronização de extratos de cannabis”, explica o coordenador geral do estudo, ao detalhar que serão definidas a espécie de cannabis e o método extrativo que deve ser utilizado para a fabricação do extrato. “Dessa forma, a Anvisa terá referências extras sobre esses produtos, o que tende a facilitar os trâmites de aprovação”, complementa.
Além de incentivar a padronização de requisitos regulatórios e estruturas de produção para derivados de canabidiol e da cannabis, o grupo espera comprovar efeitos terapêuticos semelhantes ou superiores aos desenvolvidos em outros países. O trabalho será desenvolvido com parcerias internacionais nos Estados Unidos e na Europa, especialmente na Itália e França.