Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

Rede de distribuidoras cria hub de soluções digitais

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

REDE DE DISTRIBUIDORASDistribuidoras de medicamentos, atacado farmacêutico, soluções digitais
Geraldo Monteiro é diretor executivo do grupo, que já atende 40% das farmácias brasileiras | Foto: Divulgação

A rede de distribuidoras de medicamentos Integração Farma aposta na criação de um hub de soluções digitais para modernizar a operação do atacado farmacêutico. Com 19 empresas em seu ecossistema, o grupo avança no processo de digitalização e no uso do WhatsApp para aprimorar o atendimento às farmácias regionais e independentes.

Constituída em 2021, a Integração Farma reúne distribuidoras que já atendem 40% do varejo farmacêutico nacional – pouco mais de 35 mil PDVs. “Hoje nossa área de cobertura abrange 76% dos municípios brasileiros. Conquistamos capilaridade e agora nossa prioridade é garantir mais dinamismo na relação com as farmácias, tendo a digitalização como pilar”, enfatiza o diretor executivo Geraldo Monteiro.

Para cumprir esse objetivo, o grupo firmou uma parceria com a B2LIST. A startup nasceu em 2020 com foco na concepção de listas personalizadas de produtos para e-commerces, voltadas para o setor e também para os canais alimentar e de beleza. No segundo semestre do ano passado, captou R$ 1 milhão em sua primeira rodada de investimentos.

“Temos como proposta a utilização intensiva de inteligência artificial, colaborando para o desenvolvimento comercial especialmente no canal indireto, incluindo atacadistas, distribuidoras e indústrias farmacêuticas como a Hypera Pharma”, comenta Murillo Pires, CEO da startup.

Rede de distribuidoras também terá app exclusivo

A rede de distribuidoras associadas também terá à disposição um aplicativo exclusivo para gerenciamento das transações, com a IA fornecendo orientações para nortear o processo de vendas, monitorar estoques e sugerir preços, entre outras funcionalidades. O Super Seller, como foi intitulada a plataforma, possibilitará ainda o envio de mensagens aos clientes, com recomendações de listas de produtos personalizadas.

O hub de soluções digitais beneficiará principalmente as farmácias independentes, que representam 61% do total de pontos de venda atendidos pela Integração Farma. O associativismo responde por 29% do volume de negócios, enquanto as redes compõem os demais 10%.

“Atuamos basicamente com farmácias de menor porte, que demandam um apoio mais efetivo da distribuidora em seu cotidiano. Com amparo da tecnologia, podemos fomentar os negócios nesse nicho e dar sobrevida a essas empresas, a partir da oferta de um mix mais assertivo e uma recomposição rápida dos estoques”, avalia Monteiro.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!