Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Reguladores franceses apreendem cosméticos ‘perigosos’ do mercado de beleza

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O órgão regulador da França removeu vários produtos cosméticos não conformes de seu mercado de beleza após detectar substâncias proibidas em suas fórmulas.

Em nota, a Direção-Geral da Política de Concorrência, Defesa do Consumidor e Controle de Fraudes (DGCCRF) afirmou que entre os cosméticos ‘perigosos’ foram descobertas substâncias proibidas, como glicocorticóides, hidroquinona e metais pesados.

Quantidades não autorizadas de alguns produtos químicos também foram encontradas em cosméticos, incluindo fenoxietanol e metil eugenol.

O regulador nomeou especificamente produtos de clareamento dental para conter níveis máximos de peróxido de hidrogênio.

A DGCCRF também tem reprimido as listagens incorretas feitas por empresas de cosméticos.

Um estudo de 2020 descobriu que de 11 ingredientes inicialmente declarados como ‘não nano’, nove (82%) eram na verdade nanomateriais.

Produtos acabados, principalmente maquiagens e protetores solares, também foram testados quanto à sua conformidade.

Dos 27 skus amostrados, a direção constatou que 24 deles estavam presentes com nanomateriais, dos quais apenas um cumpria as disposições relativas à presença de nanomateriais.

Em seis dos produtos de proteção solar, filtros UV autorizados foram encontrados, mas não foram rotulados como nanomateriais.

Por último, verificou-se que os produtos de maquiagem em questão continham corantes não autorizados.

Fonte: Abisa

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/in-cosmetics-latin-america-realiza-focus-collab-para-discutir-o-futuro-do-mercado-de-beleza/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress