A nova edição da revista da Farma Ventures ressalta o poder da inovação feminina, em comemoração ao Mês Internacional da Mulher. Os interessados podem baixar a publicação acessando o link https://farmaventures.com.br/revistafarma/.
A publicação deu vazão a depoimentos de mulheres empreendedoras que conduzem startups integrantes do ecossistema da venture builder. Um dos bons exemplos é da NuRÓTULO. A empresa desenvolveu um app gratuito que lê rótulos de produtos indicando a presença de algum ingrediente que possa causar alergia. Agora estenderá a operação para medicamentos.
A angústia do casal Maira e Rodrigo Figueiredo com o problema de saúde da filha Helena transformou-se em uma startup inclusiva para pessoas com restrição alimentar.
A plataforma está integrada ao Cadastro Nacional de Produtos da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, acessível às empresas fabricantes de alimentos. Com a inclusão nesse cadastro, o consumidor passa a ter acesso imediato aos componentes alergênicos do item, agregado a soluções de geolocalização que identificam em tempo real os supermercados e minimercados mais próximos que comercializam esse item.
“E já estamos implementando uma ferramenta de inteligência artificial, com a meta de direcionar ao consumidor os produtos e pontos de venda mais adequados ao seu perfil clínico e suas restrições alimentares”, explica a sócia Maira Figueiredo.
“Essa mesma solução possibilitará o rastreamento de farmácias que transacionam alimentos e suplementos vitamínicos, ao mesmo tempo em que viabilizará a leitura de medicamentos e das suas propriedades e contraindicações”, acrescenta.
Revista da Farma Ventures destaca avanços na precificação
A revista da Farma Ventures também destaca avanços na precificação com a crescente influência da inteligência artificial. A edição traz um artigo inédito de Edmilson Varejão, CEO da Proffer.
A startup acaba de conceber uma ferramenta online que monitora valores de venda de mais de 10 mil produtos de farmácias, com foco em lojas físicas. Mais de 300 mil preços são coletados diariamente.
Especializada na gestão inteligente de preços para o varejo farmacêutico e com cerca de 20 meses de operações, a Proffer atende grandes redes como Indiana e São João. Agora, busca ampliar presença no pequeno e médio varejo e já conquistou a adesão de mais de 1 mil CNPJs. “A meta é alcançar 10 mil farmácias até o fim do ano, além de ter distribuidoras regionais usufruindo da solução”, prevê o CEO.
Disponível via desktop e mobile, o portal Proffer Monitoramento utiliza algoritmos e inteligência artificial para a coleta diária de preços. A ferramenta permite filtrar a consulta por estabelecimento, município e SKU, com indicação de preços mínimos, máximos e médios aplicados nos últimos sete dias. “O programa rastreia, inclusive, itens comercializados por supermercados e que também têm venda em farmácias”, acrescenta Varejão.
“Os conteúdos da publicação são todos relacionados à inovação focada no mercado farmacêutico. Nosso objetivo é mostrar ao mercado o poder da inovação e da tecnologia e como isso tudo pode melhorar a rotina das áreas de negócio dentro das farmácias e do setor como um todo”, afirma Bruno Barbosa, editor-chefe e coordenador de marketing da Farma Ventures.
Radiografia do momento das startups
No editorial da revista, Giovanni Oliveira, CEO da Farma Ventures, ponderou sobre as notícias que dão conta de restrições nos investimentos em startups no Brasil e em nível global. “Sabemos que os investimentos em startups diminuíram com relação ao ano de 2022 de uma forma geral. Mas há diferenciação para startups early stages e startups em fase de tração. Essa retração do mercado vai acabar favorecendo empresas que já têm números, já tem resultados provados, já estão no break even point e isso muda um pouco o cenário anterior que nós tínhamos, com muito financiamento de soluções inacabadas, em desenvolvimento”, avalia.