A isotretinoína, conhecida comercialmente como Roacutan, é uma droga tão famosa por seus poderes de cura da acne quanto por seus perigosos efeitos colaterais. A lista é grande e esse é um dos principais motivos que fazem com que alguns pacientes rejeitem o tratamento.
Veja também: 6 motivos para você não exagerar na pílula do dia seguinte
O princípio ativo do Roacutan é a isotetinoína, um composto sintético semelhante à Vitamina A ela atua diretamente sobre as glândulas sebáceas, basicamente, reduzindo-as de tamanho e a quantidade de óleo que elas produzem e também o número de bactérias na pele. Por isso, a pílula comumente indicada em casos de acne severa e realmente funciona.
Siga nosso Instagram
Nos últimos anos, no entanto, tem havido histórias de adolescentes e jovens adultos desenvolvendo depressão, perdendo todo o cabelo e até cometendo suicídio depois de tomar o remédio.
Não que seja fácil conseguir o medicamento. Para compra-lo é preciso uma prescrição médica depois de uma consulta minuciosa, além de exames. Por isso, a decisão pelo tratamento deve ser tomada sempre em conjunto com o dermatologista e com os familiares do paciente quando este for menor de idade.
Entre os efeitos colaterais estão:
- Ressecamento da pele, olhos ou lábios;
- Queda de cabelos;
- Sangramento de nariz;
- Sangramento de gengivas;
- Dores musculares;
- Depressão.
Os efeitos adversos são geralmente reversíveis, com a alteração da dose ou interrupção do tratamento, mas alguns podem persistir após a suspensão da medicação.
Conheça mais algumas reações possíveis de aparecer:
- Reação muito comum (ocorre em 10% ou mais dos pacientes que utilizam este medicamento): anemia, aumento nas plaquetas ou diminuição da contagem plaquetária (trombocitopenia), elevação da taxa de sedimentação, blefarite (inflamação na borda da pálpebra), conjuntivite, irritação ocular, ressecamento ocular, elevações transitórias e reversíveis de transaminases hepáticas, fragilidade cutânea, prurido (coceira na pele), ressecamento da pele e dos lábios, mialgia (dores musculares), dores articulares, lombalgia (dor na região lombar), aumento de triglicérides e colesterol séricos, diminuição de HDL.
- Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): neutropenia(diminuição do número de neutrófilos no sangue), dor de cabeça, ressecamento da mucosa nasal, hematúria (presença de sangue na urina), proteinúria.
- Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): depressão, reações alérgicas da pele, hipersensibilidade sistêmica, alopecia reversível (queda temporária de cabelos e pelos).
Informe-se muito bem antes de iniciar o tratamento com esse forte medicamento. Será que realmente vale a pena?
Como é o tratamento com o Roacutan?
Com duração de até um ano, o peso do paciente será usado como base para o cálculo feito pelo profissional de saúde da dose do Roacutan. O tratamento pode ser ainda mais curto do que esse período. Caso já haja melhora no aspecto da pele, ele poderá ser suspenso dois meses após o resultado, para se averiguar a permanência. Caso se mantenha, o tratamento poderá ser suspendido.
Fonte: Saúde Curiosa e Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!