O robô autônomo desponta como a mais recente inovação do varejo brasileiro e exemplo a ser seguido pelo mercado farmacêutico.
A rede de supermercados Hirota apostou nessa inovação para criar novas experiências de compra na loja física e fidelizar clientes. Segundo reportagem do Estadão, há um mês a empresa deu início a um projeto-piloto que utiliza robôs autônomos para funções de atendimento ao cliente e operação.
O objetivo é manter dois equipamentos na sede da empresa, no bairro paulistano da Vila Monumento, como uma espécie de laboratório. Nas outras 17 lojas da rede, a ideia é ter pelo menos uma unidade. Batizado de Shyko (Chico em japonês), além de ajudar o freguês a encontrar os produtos na loja, o robô irá capturar em seu painel dados dos clientes para posterior envio de ofertas.
Robô autônomo fará controle de estoque
O Shyko também vai controlar a disponibilidade de produtos nas prateleiras – mandando mensagens online para reposição – e conferir etiquetas com os preços que estão no sistema, especialmente neste momento de inflação em alta, em que alterações de valores são constantes.
O investimento no equipamento é de R$ 60 mil, em caso de aquisição, e R$ 6 mil mensais, se for alugado da Human Robotics, startup que inventou o robô.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico