Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Saiba o que é e como tratar a cefaleia de tensão

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Saiba o que e e como tratar a cefaleia de tensao 1

A cefaleia de tensão, também conhecida como cefaleia tensional, pode ter mais de um nome, mas é inconfundível. De intensidade leve ou moderada, esse tipo de dor cabeça é causada pelo estresse do dia a dia.

Esse tipo de dor de cabeça é caracterizado pela sensação de pressão, que costuma ser leve ou moderada. O sintoma é comumente descrito pelos pacientes como se algo estivesse apertando regiões como a da cabeça e pescoço.

As partes que mais costumam ser afetadas são as têmporas e a nuca. O incômodo pode ficar centralizado nesses epicentros ou irradiar para outras localidades da cabeça.

Um mesmo paciente pode apresentar casos recorrentes ou apenas um quadro isolado. Se a recorrência for alta, como mais de 15 vezes em 30 dias, o ideal é o que a pessoa procure um neurologista para um diagnóstico mais preciso.

Quais são as causas da cefaleia de tensão?

Ansiedade, estresse e, é claro, a tensão, são os principais causadores da cefaleia de tensão. Esse tipo de dor de cabeça costuma ser comum em pacientes em tratamento de distúrbios psicológicos ou que convivem com uma rotina muito intensa.

Outros possíveis gatilhos para o quadro são a tensão emocional e o nervosismo, seja ele do dia a dia ou por algum motivo atípico. Existem, ainda, outros causadores não relacionados à parte psicológica:

  • Desidratação
  • Dor no pescoço
  • Distúrbios na articulação temporomandibular (ATM)
  • Insolação
  • Postura errada
  • Problemas de visão não corrigidos (astigmatismo ou miopia)
  • Problemas no sono (apneia ou insônia)

Qual a diferença de uma dor de cabeça normal?

A sensação de aperto na cabeça é o sintoma mais característico da cefaleia de tensão. Esse sentimento pode ser em todo o redor ou apenas em regiões específicas.

Comparando com a temida enxaqueca, a principal diferença é a duração. A cefaleia tensional costuma ser algo mais contínuo, enquanto a enxaqueca é mais intermitente, ou seja, costuma ter mais altos e baixos.

Outros sintomas característicos desse incômodo são:

  • Pressão ou dor atrás dos olhos
  • Sensibilidade à luz
  • Sensibilidade em regiões como o couro cabeludo, ombros e pescoço

Como tratar?

Relaxantes musculares e analgésicos podem ser utilizados para aliviar a pressão e as dores. Uma alternativa não medicamentosa é relaxar um pouco em um cômodo escuro, ou seja, com as luzes apagadas ou as janelas fechadas.

Em casos reincidentes de cefaleia de tensão, o médico pode indicar medicamentos para evitar novos quadros.

Caso o gatilho para esses casos seja a ansiedade ou o estresse, o profissional da saúde pode indicar tratamentos para esses males, com remédios ou mudanças na rotina, como a realização de exercícios físicos ou meditação.

 

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress