O maior canal de informação do setor

São João repudia ato preconceituoso de colaboradora

5.558

São João repudia ato preconceituoso de colaboradora

As Farmácias São João decidiram vir a público para esclarecer e repudiar a atitude preconceituosa de uma colaboradora da rede que atuava na área de recrutamento.

Em um áudio que circula nas mídias sociais desde o dia 18 de outubro (segunda-feira), ela orientava seus colegas a evitar a contratação de candidatos gordos, gays e com piercing para vagas de emprego, porque a empresa “lida com saúde”. A profissional foi demitida por justa causa.

Imediatamente após ter conhecimento do fato, a São João instaurou um procedimento de sindicância administrativa interna para identificar a autoria e veracidade do áudio, com direito à ampla defesa dos envolvidos. A averiguação revelou que o áudio partiu de uma colaboradora sem o conhecimento da direção e por meio de um canal paralelo, não reconhecido oficialmente pela empresa.

Em nota oficial, a rede confirmou se tratar de “um ato totalmente isolado de uma colaboradora, que não condiz com as práticas da empresa”. “Basta adentrar em nossas lojas e perceberá as diversidades”, completou. A rede reafirmou também seu compromisso e respeito incondicional com a diversidade e inclusão.

A São João veiculou ainda um vídeo gravado por Ricardo Breier, representante jurídico da rede. Nele a empresa informa que aplicou as penalidades expressas na legislação trabalhista e já se colocou à disposição das autoridades policiais para colaborar na continuidade das investigações.


Confira a nota na íntegra:

São João

Nota de esclarecimento

A Rede de Farmácias São João vem, por meio de nota, novamente, reafirmar seu compromisso e respeito incondicional com a diversidade e inclusão. Como já foi comunicado, a empresa repudia toda e qualquer manifestação que possa contrariar ao ideal e valores de respeito aos direitos humanos. Há consciência de que a pluralidade é direito de todos e faz parte da Democracia em qualquer Estado de Direito, sendo que ratifica e solidifica o desenvolvimento sustentável e a preservação das liberdades individuais.

Neste cenário, nossa Política Interna repudia veementemente toda e qualquer forma de preconceito. Opiniões que contrariem esse ideal, não refletem nossos valores e princípios.

A partir desse pressuposto, o processo de contratação promove a diversidade, a inclusão e a cultura de vedação de quaisquer tipos de discriminação. Uma simples visita às lojas pode comprovar que esse é um compromisso real.

Em decorrência do áudio veiculado nas mídias sociais, informamos que no dia 18/10/2021, foi instaurado o procedimento de Sindicância Administrativa Interna para apuração e conhecimento da amplitude dos fatos, para a identificação de sua autoria e responsabilidades administrativas.

Foi realizada averiguação dos fatos, com respeito ao contraditório e a ampla defesa, colhido os depoimentos internos e ao final, constatou-se que o áudio foi enviado por uma colaboradora sem o conhecimento da Direção e através de um canal paralelo, não reconhecido oficialmente pela empresa. Foi um ato totalmente isolado de uma colaboradora, que não condiz com as práticas da empresa. Basta adentrar em nossas lojas e perceberá as diversidades.

A Sindicância Interna resultou na aplicação das penalidades expressas na Consolidação das Leis do Trabalho.

Reforçamos nosso compromisso com a comunidade, colaboradores, autoridades e ao final, ficamos à disposição para maiores esclarecimentos, caso necessário.

Departamento de RH – Rede de Farmácias São João


Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/nova-lei-de-licitacoes-traz-mais-insercao-de-venda-a-varejistas/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação