Durante o Fórum E-Commerce Brasil, o Sebrae divulgou um mapeamento dos maiores marketplaces do Brasil. A relação é composta por 157 sites, que comercializam produtos de 18 segmentos diferentes. Com o objetivo de facilitar a digitalização dos pequenos e médios empreendedores, o estudo é parte do programa Move + Vendas.
“Empreender hoje exige uma ação digital. É preciso integrar soluções tecnológicas com o negócio físico, porque o digital funciona sete dias da semana”, explica o analista de mercado do Sebrae, Vicente Scalia.
“Esse guia é uma oportunidade para os empreendedores que desejam expandir suas vendas online de forma eficiente e informada”, afirma o gestor de mercado digital, William Almeida. Para conferir o mapeamento completo, clique aqui.
Mapeamento dos maiores marketplaces orienta gestores
Além de elencar os marketplaces mais relevantes do país, o Sebrae também inseriu informações sobre a atuação de cada um deles. “O mapeamento inclui links, informações sobre os ramos de atuação, público-alvo, regras para participação e descrições detalhadas de cada uma das plataformas”, explica Scalia.
O estudo está divido em segmentos como varejo, alimentos e bebidas, beleza, educação, negócios pet, entre outros. Dentre os sites listados estão Amazon, Americanas, Mercado Livre, iFood e Rappi.
Marketplace pode ser saída para micro e pequenos empreendedores
Na opinião dos especialistas do Sebrae, a entrada em um marketplace é uma alternativa mais fácil para os micro e pequenos empreendedores digitalizarem seu negócio. E a maioria das farmácias se enquadram nessa categoria.
De acordo com a empresa, 84% das drogarias do país são micro e pequenos negócios. Há um ano atrás, o Brasil contava com 122 mil estabelecimentos do tipo, o maior número da história.