A missão empresarial à Suíça organizada pelo Sindusfarma e a Rede Brasileira de Inovação Farmacêutica (RBIF) cumpriu uma intensa agenda de atividades entre os dias 24 e 27 de abril.
Nos dois primeiros dias, a delegação participou da Swiss Biotech Day, na Basileia, onde manteve vários encontros no estande montado pela entidade na feira, que é um dos principais eventos internacionais de negócios na área de biotecnologia.
Sindusfarma em intercâmbio com Anvisa
O Sindusfarma participou da delegação em conjunto com o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres. O grupo também integrou representantes de empresas da cadeia farmacêutica, startups e investidores, explorando oportunidades de colaboração e negócios com parceiros suíços e de outros países.
Torres participou de um painel com a alta administração da Swissmedic, agência reguladora de saúde suíça. É importante observar que o segmento de biotecnologia, que agrega tecnologia de inovação de ponta, representa um campo bastante promissor para o desenvolvimento de medicamentos e para novas abordagens no tratamento de doenças.
Em uma programação paralela ao evento, foi realizada uma reunião bilateral entre a Anvisa e a Swissmedic. As duas autoridades na área da saúde mantêm diálogo e cooperação permanentes. Vale lembrar que, em 2019, elas estabeleceram um projeto-piloto sobre o reconhecimento mútuo de inspeções de boas práticas de fabricação de medicamentos.
Visitas a centros de excelência
Nos dias seguintes, o grupo brasileiro visitou centros de excelência do ecossistema de biotecnologia nas cidades de Lausanne e Berna.
“Foi mais uma importante iniciativa do Sindusfarma, alinhada ao nosso Planejamento Estratégico, que tem a inovação, o acesso e a internacionalização como base para a perenidade da nossa entidade”, afirmou Nelson Mussolini, presidente executivo da entidade.
Na foto de abertura, na primeira fileira, da esquerda para a direita, Benny Spiewak (SP Law), Norberto Prestes (Abiquifi), Rosana Mastellaro (Sindusfarma), Irene von der Weid (INPI), Claudia Cilento (Inovatie), Renata Lourencini (ICL Farma), Claudia de Aguiar (Geolab) e Marcio de Paula (Sindusfarma RBIF). Na segunda fileira, da esquerda para a direita, Wagih Nassar Neto (Geolab), Sergio Braga Filho (Intrails), Luca Betancourt (Intrails), Antonio Barra Torres (Anvisa), Thalita Anthony (Anvisa), Uilberson Silva (Blau), Leonardo Dutra Rosa (Anvisa) e Karen Mendes (Anvisa).