Paulo Henrique Ribeiro, diretor comercial da rede (à direita)
A próxima aposta da Soma Drogarias, rede associativista com mais de 569 lojas distribuídas por 16 estados, está na oferta de serviços farmacêuticos como diferencial competitivo, incluindo testes rápidos e vacinação. A meta é manter o crescimento de dois dígitos registrado nos últimos dois anos, com índices na casa dos 16% e superiores à média geral do varejo.
Filiado à Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad) e com sede em Raul Soares (MG), o grupo informa que contabiliza mais de 2 milhões de clientes por mês, com uma média de R$ 420 milhões em compras anuais. Está presente em todas as regiões do país, mas sem nenhum ponto de venda em São Paulo.
A relação dos serviços farmacêuticos contempla também testes de medição de glicemia e colesterol, além de revisão medicamentosa, orientações para controle da obesidade e tabagismo, entre outros. Para implementá-los, a rede firmou uma parceria com o Clinicarx, plataforma digital especializada na gestão de serviços de saúde voltados para o mercado farmacêutico.
“Montamos um fluxograma para que o processo possa ser viabilizado dentro do varejo independente. E nossa equipe de consultores de campo fornece todos os passos e orientações que ajudam o gestor na tomada de decisão para a implementação das salas clínicas em suas farmácias”, explica Paulo Henrique Ribeiro, diretor comercial da Soma Drogarias, durante o II Workshop Retail Farma Brasil, acompanhado com exclusividade pelo Panorama Farmacêutico.
Segundo o executivo, desde 2018 a Soma estuda incorporar essas novidades às suas lojas e vem intensificando as capacitações para a montagem de consultórios farmacêuticos. “Nossas equipes orientam sobre a necessidade de espaço, embora o mercado farmacêutico já tenha aprendido a trabalhar com espaços menores. Queremos resgatar a figura do farmacêutico de família”, ressalta.
Ribeiro também acredita que, em um futuro próximo, poderá transformar as lojas associadas em um centro de cuidados integrado aos médicos, provendo-os com informações por meio de relatórios e exames.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/05/05/attive-pharma-realiza-primeito-teste-da-covid-19-no-brasil/