O maior canal de informação do setor

Nova opção de tratamento para esclerose chega ao SUS

278

Nova opção de tratamento para esclerose chega ao SUS

Na próxima quarta-feira, 26 de maio, acontece o Dia Mundial da Esclerose Múltipla – doença crônica e autoimune que afeta o sistema nervoso central, causando lesões no cérebro e na medula espinhal do paciente. E, em breve, os pacientes com esclerose múltipla terão uma nova opção terapêutica disponível para tratamento no Sistema Único de Saúde.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) incorporou o medicamento biológico Lemtrada (alentuzumabe), da Sanofi Genzyme, no Sistema Único de Saúde para tratamento da esclerose múltipla remitente recorrente. A decisão final foi publicada no dia 28 de abril de 2021 no Diário Oficial da União. Essa inclusão beneficia os pacientes com necessidades de tratamento não atendidas, ou seja, pacientes que tiveram falha terapêutica com o uso de duas ou mais das terapias já disponíveis no SUS, conforme estabelecido no Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT).

“Quanto mais opções terapêuticas estiverem disponíveis, maiores são as chances de o tratamento ideal ser implementado para o paciente, principalmente para aqueles que ainda não obtiveram uma resposta ideal no controle da doença”, afirma Gustavo San Martin, diretor executivo da Amigos Múltiplos pela Esclerose.

A esclerose múltipla não tem cura, mas os sintomas da doença podem ser controlados. O objetivo do tratamento é a redução do número de surtos da doença e do acúmulo da incapacidade, possibilitando, assim, uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente. Por ser uma condição que se faz presente ao longo de toda a vida, é necessário considerar tanto os aspectos físicos quanto emocionais, de preferência com o acompanhamento multidisciplinar de profissionais neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/05/18/pague-menos-compra-extrafarma-por-r-600-milhoes/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação