Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Suspenso, SNGPC mantém obrigações para farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Mesmo suspenso, SNGPC mantém obrigações para farmácias

Em dezembro de 2021, a Anvisa suspendeu a transmissão de arquivos ao SNGPC, após o sistema sofrer com constantes instabilidades. Com a decisão, as farmácias e drogarias não precisaram cumprir o prazo de um a sete dias para transmitir seus dados de escrituração sanitária.

Veja também: Walmart inova com delivery sem contato com consumidor

Apesar de a ausência de transmissão dos arquivos não implicar em infração sanitária até que a Anvisa divulgue o retorno regular do sistema, os PDVs devem seguir com as práticas de escrituração, conforme alerta o Sincofarma.

Siga nosso Instagram

Segundo a entidade, embora a obrigatoriedade de transmissão não estar em vigor, os documentos comprobatórios devem estar à disposição das autoridades, em registros informatizados ou não.

Quanto ao envio dos balanços de substâncias psicoativas e outras (BSPO) que sejam sujeitas a controle especial, eles devem seguir o cronograma, ou seja, balanços trimestrais até os dias 15 dos meses de abril, julho, outubro e janeiro. No primeiro mês do ano, é necessário também compartilhar o balanço anual, que tem prazo até o dia 31 do mesmo mês.

Esses balanços devem ficar arquivados na farmácia por cinco anos, assim como o controle de entradas e saídas de anabolizantes. Já os documentos referentes às movimentações de outros fármacos sujeitos a controle especial precisam ser guardados por dois anos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress