Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como as temperaturas extremas podem aumentar o risco de AVC

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

AVC

As altas temperaturas e a umidade elevada aumentam o risco de AVC em algumas pessoas. Além disso, esses extremos climáticos também podem causar problemas como desidratação e insolação. O neurologista na Mayo Clinic, Robert Brown, explica que se você ou alguém próximo apresentar sintomas de AVC no calor, é preciso ligar imediatamente para o número dos serviços de socorro, uma vez que o AVC é uma emergência médica.

O clima afeta o risco de ter um AVC?

“O clima e a temperatura influenciam na ocorrência do AVC, e geralmente são os extremos de temperatura: muito calor ou muito frio”, explica Brown. Ou quando o clima está extremamente úmido. “O aumento de risco de AVC pode estar relacionado aos efeitos do calor, umidade e frio extremos no corpo, além de problemas associados com a pressão arterial e até mesmo alguns fatores relacionados com certas condições cardíacas”, acrescenta.

Um AVC é uma emergência médica

Quanto mais rápido for o tratamento, melhores serão as chances de recuperação. “Existem muitos tratamentos disponíveis no momento em que uma pessoa sente os sintomas relacionados com AVC”, explica o médico. “Os tratamentos incluem medicamentos trombolíticos ou remédios desenvolvidos para tentar dissolver o coágulo em uma artéria que bloqueia o fluxo sanguíneo para o cérebro.” Alguns tratamentos às vezes podem ser usados para remover o bloqueio da artéria diretamente.

Sintomas

Os sintomas incluem o início repentino de fraqueza na face, braço ou perna; dormência repentina em um dos lados do corpo; dificuldade repentina para enxergar, falar ou entender as outras pessoas; desequilíbrio repentino ou uma dor de cabeça repentina e forte, diferente de todas as outras que a pessoa já teve. Se os sintomas aparecerem, ligue para os serviços de emergência.

Brown afirma que, quando se trata de AVC, lembre-se da sigla SAMU, que representa a união dos sintomas sugestivos: S de sorria – peça a pessoa para dar um sorriso e observe se o rosto está paralisado; A de abrace – verifique se a pessoa consegue levantar os dois braços e se perdeu a força; M de música – peça para a pessoa repetir uma frase como uma música e verifique se há dificuldade de articulação; U de urgente – na presença dos sintomas, é o momento de ligar para os serviços de emergência. 

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress