Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Teste detecta Alzheimer muitos anos antes de surgir o primeiro sintoma

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Um grupo internacional de cientistas desenvolveu um exame capaz de detectar o Alzheimer até 20 anos antes dos primeiros sintomas.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Aos 66 anos, Mats começou a ter uns lapsos de memória. De vez em quando, ficava meio confuso. Episódios que ele descreve como “muito irritantes”. A suspeita de Alzheimer significava ter que passar por exames caros e complicados: ressonâncias, retirada de fluido da coluna vertebral. Mas Mats fez um exame de sangue e a doença foi diagnosticada ainda em uma fase precoce. Ele diz que isso significa poder aprender sobre a doença antes que ela piore e ter o apoio necessário.

O exame de sangue foi desenvolvido na Universidade de Lund, na Suécia, com testes também nos Estados Unidos e na Colômbia. Os cientistas descobriram uma proteína, que eles acreditam ser a maior culpada pelo Alzheimer, e encontraram uma forma simples de identificar essa proteína em exames de sangue. O estudo ainda não foi concluído, mas os pesquisadores acreditam que os testes para detectar a doença possam estar disponíveis em até três anos.

Cerca de 35 milhões de pessoas sofrem de Alzheimer no mundo. A doença não tem cura, mas os tratamentos, os remédios que existem hoje, aliviam os sintomas e retardam o avanço da doença. Por isso, o diagnóstico assim que os primeiros sintomas aparecem é tão importante para a vida dos pacientes.

Oskar Hansson é o coordenador da pesquisa. Ele explica que muitas pessoas com Alzheimer não são diagnosticadas corretamente e, por isso, não recebem o tratamento adequado. E que, em alguns casos, pacientes são diagnosticados com Alzheimer, mas têm outra doença. Ele tem esperança de que um simples exame de sangue possa resolver isso.

Fonte: G1

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/29/farmacias-perdem-lucratividade-sem-apostar-na-venda-de-produtos-pet/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress