Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Testes para o coronavírus feitos em farmácias de Pernambuco detectaram mais de 500 casos da doença

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Um estudo feito pela Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias (Abrafarma) indica que mais de 250 mil pessoas já passaram pela testagem de covid-19 no país. Destes, 3.219 foram realizados em farmácias de Pernambuco e 18,14% tiveram resultado positivo para o novo coronavírus. No período entre 6 de maio e 12 de julho, em todo o país, foram 251.980 pacientes testados, 36.333 tiveram resultado positivo e 215.647 resultado negativo.

A testagem em farmácias foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril, com o objetivo de diminuir a aglomeração de pessoas em hospitais e outras unidades de saúde. Os estabelecimentos não são obrigados a disponibilizar o teste e as que optam por realizar o procedimento devem contar com um profissional qualificado para fazê-lo.

O estudo mostra que 14 farmácias de Pernambuco realizaram os testes, diagnosticando 584 casos positivos e descartando 2.635 suspeitas. Segundo a pesquisa, a cada semana, o número de testes aplicados segue em franca evolução. Entre os dias 6 de julho e 12 de julho, 55.451 pessoas submeteram-se ao procedimento. Dessas, 7.742 testaram positivo e 47.709 negativo. O número de testes realizados na quinta semana é 6,54% maior que o da semana anterior e 17,98% em relação à semana retrasada.

São 1.222 farmácias ofertando o serviço, das quais 583 estabelecimentos estão em São Paulo e 163 em Minas Gerais. Na sequência, aparecem Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, com 92, 65 e 64 unidades disponíveis, respectivamente. Os cinco estados concentram 79,13% do total de locais que praticam o serviço.

Kits para testagem

Os kits adquiridos pelas farmácias têm registro na Anvisa e passam por um critério de avaliação. A análise é realizada pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED) e Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL). Essas entidades disponibilizaram as estruturas de seus grandes laboratórios com atendimento hospitalar para checagem da qualidade dos kits.

Fonte: Portal JCN10 – PE

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/06/saiba-como-funcionam-os-testes-para-detectar-a-covid-19/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress