Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Tratamento para a Covid-19 chega às farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Tratamento para a Covid-19 chega às farmácias
Foto: Divulgação

 

O antiviral molnupiravir, da MSD, utilizado no tratamento para a Covid-19, começa a chegar nesta semana às farmácias. O medicamento, de nome de marca Lagevrio, é indicado para adultos com a doença leve ou moderada, não hospitalizados e que não necessitem de oxigenação, mas que tenham risco de agravamento. As informações são da Folha de S. Paulo.

Com custo médio ao consumidor de R$ 1.700, o remédio será vendido apenas sob prescrição médica. Aprovado pela Anvisa em maio, o medicamento não será distribuído pelo SUS pois o Conitec entendeu que o “efeito absoluto é modesto e significativamente inferior ao de outro medicamento já incorporado para mesma indicação”.

Tratamento para a Covid-19 não será distribuído no SUS

O parecer do Conitec não foi favorável a inclusão do tratamento para a Covid-19 com o molnupiravir no SUS. O conselho analisou um ensaio clínico e também a revisão sistemática publicada pela OMS.

No ensaio, o risco de hospitalização ou morte para os pacientes que consumiram o medicamento foi de 6,8%, enquanto para os que tomaram placebo ficou em 9,7%.

Já o material da OMS concluiu que houve uma redução de 43 internações a cada mil pacientes que tomaram o remédio contra os que tomaram o placebo. Já no que diz respeito a morte, o molnupiravir evitaria seis mortes a cada mil pacientes.

Esses dados, somados ao custo do fármaco, principalmente se comparado aos resultados e custos do Paxlovid, da Pfizer, fizeram com que o Conitec concluísse que o tratamento para a Covid-19 seria mais oneroso e menos efetivo do que o que já é distribuído.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress