Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

MSD recorre de veto à medicamento contra Covid no SUS

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

medicamento contra CovidA MSD decidiu recorrer da decisão da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde (Conitec), que vetou o uso de um medicamento contra Covid na rede pública.

A farmacêutica norte-americana pleiteia a incorporação do antiviral molnupiravir no rol de tratamentos para pacientes com diagnóstico de coronavírus. A distribuição no SUS seria possível a partir do acordo de cooperação técnica com a Fiocruz/Farmanguinhos.

O contrato firmado em abril prevê a transferência de tecnologia para a produção do medicamento. O laboratório público ficaria responsável pela fabricação e fornecimento do antiviral, enquanto ambas as farmacêuticas desenvolveriam também estudos sobre o uso do remédio para casos de chikungunya e dengue.

Líder da empresa surpreso com veto a medicamento contra Covid

Em entrevista ao portal JOTA, o presidente da MSD no Brasil, Hugo Nisenbom, se disse surpreso com o veto da Conitec ao medicamento contra Covid. Para o executivo, a decisão retira uma alternativa de acesso a medicamentos para pacientes com quadro leve a moderado e que não estejam hospitalizados. Além disso, ele ainda vê riscos para a continuidade do acordo de cooperação técnica.

A Conitec negou a inclusão do antiviral sob a alegação de não haver evidências suficientes sobre a segurança do medicamento, embora a Anvisa tivesse aprovado sua aplicação em caráter emergencial – mas com foco em pacientes vulneráveis.

Nisembom ressaltou que o molnupiravir estará disponível para comercialização no mercado privado a partir de outubro.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress