Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Tratamento para hemofilia unirá farmacêutica e poder público

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Tratamento para hemofilia
Foto: Canva

Por meio de um medicamento inovador, o tratamento para hemofilia está muito próximo de ser democratizado. A Bayer comprometeu-se, em parceria com o governo federal, a compartilhar a tecnologia de um medicamento por meio da Hemobrás. As informações são do Metrópoles.

O compromisso se deu durante um encontro entre o vice-presidente global de assuntos públicos da farmacêutica, Max Mueller, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ainda não liberado pelo Ministério da Saúde, o remédio em questão já foi incorporado ao SUS há dois anos. Com o fármaco, o paciente passaria a necessitar de infusões menos frequentes do que é necessário com a terapia atual.

Tratamento para hemofilia é novela antiga 

Se hoje a Bayer alinha a transferência de tecnologia de seu tratamento para hemofilia, há anos a farmacêutica tenta disponibilizá-lo no Sistema Único de Saúde.

O medicamento foi aprovado pela Anvisa e, ainda no fim de 2020, começou a ser analisado pelo Conitec. Mesmo com o aval da comissão, o remédio ainda não chegou aos pacientes.

Há quase três anos, a estimativa de cidadãos tratando a hemofilia no sistema público de saúde já apontava cerca de 13 mil indivíduos.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress