Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Universidade corporativa da DPSP aprimora formação logística

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

universidade corporativa
CD da DPSP em Osasco (SP) movimenta 14 mil caixas azuis diariamente

A universidade corporativa da DPSP aprimora até mesmo a formação logística dos profissionais do setor. O programa é aberto inclusive a funcionários e colaboradores de outras empresas.

Desenvolvido em parceria com o Instituto Racine, o EduLog é inteiramente gratuito e tem duração de dois meses. A agenda totaliza 20 horas distribuídas em quatro módulos, com conteúdos que abrangem videoaulas e avaliação do conhecimento. A trilha de aprendizagem resgata o panorama da operação logística no Brasil e no mundo, bem como sua relação cada vez mais íntima com o varejo farmacêutico.

Ao final, os alunos recebem um certificado de conclusão com a chancela do Instituto Racine, desde que tenham atingido o aproveitamento mínimo de 70% dos materiais.

“Essa é uma oportunidade para qualquer pessoa conhecer e aprender como são as operações logísticas do Centro de Distribuição de uma varejista farma e como cada processo impacta desde os consumidores até os fornecedores de bens e serviços para a saúde”, observa Carla Sauer, diretora de gente e gestão do Grupo DPSP.

Universidade corporativa estimula imersão em logística de farmácia

A universidade corporativa estimula uma verdadeira imersão no universo logístico de uma farmácia. Só a operação da DPSP movimenta 4,5 milhões de unidades por dia e vem sendo determinante para sustentar o vigoroso plano de expansão da segunda maior rede do varejo farmacêutico nacional.

A DPSP fundamenta sua operação logística na capilaridade. A rede mantém seis centros de distribuição nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Bahia, além de um cross-docking em Pernambuco.

“As lojas de Pernambuco são abastecidas pelo CD da Bahia e, para ganhar velocidade criamos esse posto avançado, no qual a carreta é desmembrada. Dessa forma conseguimos maior agilidade e eficiência, pois, ao invés de ter quatro caminhões pequenos saindo da Bahia, ficamos com uma carreta que é dividida no cross-docking a fim de atender as 20 lojas do estado”, explica  Fernando Castro, diretor de Logística, Supply Chain e Transporte.

O grupo também conta com dark stores em São Paulo, no bairro do Limão; Rio de Janeiro, em São Cristóvão; e em Belo Horizonte (MG), a fim de agilizar as entregas das compras via e-commerce em cada região.

“Nossa dark store paulistana atende mais de 2 mil pedidos por dia para compras com entrega em domicílio na cidade. Já o CD fica responsável pelas vendas online fora do estado de São Paulo, o que totaliza cerca de 1.200 pedidos diários”, comenta.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress