A universidade corporativa da DPSP aprimora até mesmo a formação logística dos profissionais do setor. O programa é aberto inclusive a funcionários e colaboradores de outras empresas.
Desenvolvido em parceria com o Instituto Racine, o EduLog é inteiramente gratuito e tem duração de dois meses. A agenda totaliza 20 horas distribuídas em quatro módulos, com conteúdos que abrangem videoaulas e avaliação do conhecimento. A trilha de aprendizagem resgata o panorama da operação logística no Brasil e no mundo, bem como sua relação cada vez mais íntima com o varejo farmacêutico.
Ao final, os alunos recebem um certificado de conclusão com a chancela do Instituto Racine, desde que tenham atingido o aproveitamento mínimo de 70% dos materiais.
“Essa é uma oportunidade para qualquer pessoa conhecer e aprender como são as operações logísticas do Centro de Distribuição de uma varejista farma e como cada processo impacta desde os consumidores até os fornecedores de bens e serviços para a saúde”, observa Carla Sauer, diretora de gente e gestão do Grupo DPSP.
Universidade corporativa estimula imersão em logística de farmácia
A universidade corporativa estimula uma verdadeira imersão no universo logístico de uma farmácia. Só a operação da DPSP movimenta 4,5 milhões de unidades por dia e vem sendo determinante para sustentar o vigoroso plano de expansão da segunda maior rede do varejo farmacêutico nacional.
A DPSP fundamenta sua operação logística na capilaridade. A rede mantém seis centros de distribuição nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Bahia, além de um cross-docking em Pernambuco.
“As lojas de Pernambuco são abastecidas pelo CD da Bahia e, para ganhar velocidade criamos esse posto avançado, no qual a carreta é desmembrada. Dessa forma conseguimos maior agilidade e eficiência, pois, ao invés de ter quatro caminhões pequenos saindo da Bahia, ficamos com uma carreta que é dividida no cross-docking a fim de atender as 20 lojas do estado”, explica Fernando Castro, diretor de Logística, Supply Chain e Transporte.
O grupo também conta com dark stores em São Paulo, no bairro do Limão; Rio de Janeiro, em São Cristóvão; e em Belo Horizonte (MG), a fim de agilizar as entregas das compras via e-commerce em cada região.
“Nossa dark store paulistana atende mais de 2 mil pedidos por dia para compras com entrega em domicílio na cidade. Já o CD fica responsável pelas vendas online fora do estado de São Paulo, o que totaliza cerca de 1.200 pedidos diários”, comenta.