Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

Uso racional de medicamentos: no país da automedicação, até plantas podem causar mal

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Com mais da metade da população tendo o costume da “automedicação”, o Conselho Federal de Farmácia e o Conselho Regional de Farmácia de MS chamam atenção para esse dia 05 de maio, conhecido como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Em 2022 o foco é alertar para utilização de produtos naturais sem consulta com farmacêutico

Presidente do CRF-MS, Dr. Flávio Shinzato usou as redes sociais do Conselho, na manhã desta quinta-feira (05) para emitir alerta a todos os brasileiros.

“Frisamos um tópico muito importante neste ano, as plantas medicinais, suplementos e alimentos naturais. Que não deixam de ser medicamentos, pois tem princípios ativos que podem influenciar seu organismo e corpo. A orientação farmacêutica é muito importante na aquisição desses produtos”, comentou ele.

Flavio salientou que todos os profissionais de medicamentos, das mais diversas áreas de atuação, integram essa concentração para dizer: “procure seu farmacêutico, onde ele estiver, no laboratório, farmácia, etc”.

Daniely Proença é conselheira regional e destaca que o foco da data são os riscos da automedicação, apontando que mesmo os remédios naturais trazem perigo à saúde da população.

“Muitos acreditam que não precisam consultar um farmacêutico ou profissional de saúde para fazer a utilização de um produto só porque ele é considerado natural. O nosso alerta é: só porque é natural não quer dizer que não faça mal”, explica ela.

Fonte: Correio do Estado MS

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/os-riscos-da-automedicacao-5-problemas-que-podem-aparecer/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress