O maior canal de informação do setor

USP lança primeiro curso de medicina canabinoide

288

Lançado no final de outubro, o curso aborda todos os aspectos relacionados a Medicina Canabinoide, desde as diferentes espécies de plantas que originam os compostos encontrados para uso terapêutico, passando pelas bases fisiológicas e farmacológicas que compõem o sistema endocanabinóide e seus mecanismos de ação, até os diferentes tipos de compostos existentes no mercado e sua real indicação terapêutica, bem como o manejo posológico destes compostos. O objetivo final do curso é o domínio do conhecimento dos produtos à base de cannabis, desde a sua origem até a correta indicação e prescrição.

“A Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo disponibiliza desde cursos de extensão acadêmica até especialização. Este ano nós tivemos o prazer e o privilégio de poder criar e oferecer o curso de Medicina Canabinoide através da Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas na Universidade de São Paulo”, afirma Renato Anghinah, um dos coordenadores do curso e diretor na HempMeds Brasil.

Esse curso é direcionado para prescritores, ou seja médicos e eventualmente profissionais na área de odontologia e abrange, em 10 aulas, desde os conceitos iniciais e princípios de extração das diferentes substâncias provenientes da cannabis sativa até as indicações clínicas para diferentes áreas como por exemplo dor, epilepsia, distúrbios de sono, medicina paliativa, neurologia, pediatria, entre outras, com apoio da medicina baseada em evidência. Ainda, na última aula, há uma rica discussão de casos clínicos. Vale lembrar que o curso não se restringe à comunidade da USP. Ele também é aberto a médicos e dentistas ligados a outras entidades ou não, que queiram se aprofundar em Medicina Canabinoide. E embora seja um curso oferecido por uma Universidade, ele permite apoio de empresas. Hoje a HempMeds oferece apoio educacional ao curso e entende que a propagação de eventos com medicina baseada em evidências é a melhor ferramenta de contribuir com o conhecimento nessa área.

poderá acessar em qualquer momento do dia e em qualquer lugar.

Metodologia:

A distância (EAD)

Modalidade:

Atualização

Carga horária:

15 horas de aulas,

Disciplinas e Professores:

  • Base fisiológicas – Gabriel Barbosa
  • Bases Farmacológicas da Medicina Canabinoide – Luzia Sampaio
  • Indicações Clínicas em Adultos – Renato Anghinah
  • Indicações Clínicas em Crianças – Rubens Wajnstejn
  • Epilepsia – Lécio Figueira
  • Dor – Irina Raicher
  • Cuidados paliativos – Rodrigo Sacchi
  • Canabinóides em Demência e distúrbios de comportamento – Sônia Dozzi Brucki
  • Indicações Clínicas com Discussão de Casos – Mário Silva Jorge

Critérios de avaliação

Serão aprovados os estudantes que obtiverem nota final igual ou superior a 7,0 na avaliação final do curso.

Certificado de conclusão:

A certificação é feita pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que é credenciada pelo Conselho Estadual de Educação.

Valor do curso

R$ 1.900

O parcelamento será oferecido após a escolha da operadora de pagamento.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/clamed-lanca-hub-de-saude-para-crescer-13-em-2022/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação