Vacina da gripe aviária torna-se prioridade na Anvisa
Testes iniciados em 2023 no Instituto Butantan aguardam liberação


A Anvisa passou a tratar como prioridade a avaliação de estudos clínicos para o desenvolvimento de uma vacina da gripe aviária. As informações são da CNN.
Sob a tutela do Instituto Butantan, os testes começaram a ser conduzidos no início de 2023 e aguardam liberação para aplicação em 700 voluntários humanos. O prazo para esse retorno, no entanto, poderá ser reduzido nas próximas semana após a autarquia informar que o estudo “está em análise de caráter prioritário”.
Em caso de aprovação, as próximas etapas serão realizadas em cinco centros vinculados ao instituto no Brasil. “Já concluímos as fases pré-clínicas e agora estamos aguardando a Anvisa aprovar o estudo em fase 2, a fase clínica de estudos que irá estudar se a vacina consegue induzir uma resposta e é segura e bem tolerada em 700 voluntários”, explica Esper Kallás, presidente do Butantan.
Casos no Sul aceleraram busca por vacina da gripe aviária
A doença voltou a tomar conta dos noticiários após sua detecção em frangos de granja na cidade de Montenegro e em patos e cisnes no zoológico de Sapucaia do Sul, ambas no Rio Grande do Sul.
Na última terça-feira, dia 20, um trabalhador da granja foi testado por uma equipe da Fiocruz após apresentar sintomas suspeitos, mas os resultados foram negativos, mantendo o país sem ocorrências da doença.