Grande varejo farmacêutico celebra recordes de 2023


O grande varejo farmacêutico, representado pelas 30 bandeiras associadas à Abrafarma, termina 2023 com recordes financeiros e avanços legais que reforçam seu papel como polo de atenção à saúde. Esse novo ciclo do setor ganhou evidência no jantar de confraternização desta quarta-feira, dia 6, atraindo mais de 700 empresários, executivos, dirigentes e representantes do poder público ao Vibra São Paulo.
A tradicional audiência do evento, formada por fornecedores da indústria e do atacado farmacêutico, dividiu espaço com provedores de serviços e tecnologias para os PDVs. “Essa é uma mostra clara do novo patamar assumido pelas farmácias brasileiras, que apostam na diversificação do mix de produtos e soluções para se tornarem canais cativos de conveniência e atenção primária da população”, ressalta Sergio Mena Barreto, CEO da entidade.
Com essa proposta de valor, as grandes redes de farmácias ultrapassaram 1,13 bilhão de atendimentos nos últimos 12 meses até setembro de 2023, como se cada pessoa frequentasse cinco vezes as drogarias em um ano. O aumento do fluxo também foi determinante para manter o crescimento próximo a dois dígitos.
O faturamento no período somou R$ 87,91 bilhões, montante 9,7% superior ao dos 12 meses anteriores. As redes da Abrafarma equivalem a 45% da receita total do mercado farmacêutico.
E uma categoria em particular puxou para cima os resultados. Responsáveis por quase 1/3 da receita do setor, os não medicamentos movimentaram R$ 29,93 bilhões e corresponderam à categoria com maior evolução percentual – 20,2%. Esse segmento contempla desde itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos até dispositivos relacionados aos serviços clínicos, como os testes rápidos.
E com a regulamentação da RDC 786 em maio de 2023, pela qual a Anvisa habilitou a oferta de até 50 exames de análises clínicas, as grandes redes de farmácias se abrem para uma nova fronteira, na visão de Barreto. “Os mais de 33,6 mil farmacêuticos que atuam nas empresas associadas assumem hoje as funções de profissionais clínicos e gestores do cuidado, o que pode ser decisivo para reverter o quadro crônico de não adesão a tratamentos no Brasil”, acredita.
Grande varejo farmacêutico vê e-commerce em alta
O grande varejo farmacêutico também vê o e-commerce em rota contínua de avanço. Se antes da pandemia as vendas online contabilizavam somente R$ 750 milhões de faturamento, hoje elas estão perto de superar R$ 5 bilhões.
“As farmácias tiveram sensibilidade para interpretar os anseios do novo consumidor e assegurar uma experiência de compra cada vez mais fluida”, contextualiza Barreto.
Reconhecimento aos parceiros da indústria
A noite do dia 6 de dezembro marcou também a realização do Prêmio Parceiros do Ano, dedicado aos fabricantes e produtos que mais se destacaram em performance no grande varejo farmacêutico.
A edição deste ano trouxe novidades com o aumento do número de categorias
de 15 para 16. Agora, as grandes redes associadas à Abrafarma puderam eleger também o produto do ano de 2023 no e-commerce. A organização e definição de critérios continuam a cargo da IQVIA, com sete itens quantitativos e pontuações percentuais de até 30% por quesito.
“A premiação acompanha as novas tendências de consumo surgidas nos últimos anos, sempre valorizando a solidez e o dinamismo no relacionamento com a indústria”, finaliza Barreto. Além dessas 16 categorias, outras duas categorias especiais focaram na inovação e influência setorial. São os prêmios Produto Inovador do Ano e Personalidade do Ano.
Prêmio Parceiros do Ano – vencedores de 2023
Fabricantes Produtos Produto do Ano – E-Commerce 2023: Huggies Supre Care (Kimberly-Clark) Produto Inovador do Ano: Carmed (Cimed) Personalidade do Ano: Luiz Carlos Hauly (deputado federal) |
-
Alessandra Sekeff (Grupo Boticário) entre os amigos e consultores Alberto Serrentino e Eduardo Terra - Alessandra Sekeff (Grupo Boticário) entre os amigos e consultores Alberto Serrentino e Eduardo Terra
-
Alexandre Mattar (Indiana) e Antonio Carlos Freitas (RD) - amigos do varejo - Alexandre Mattar (Indiana) e Antonio Carlos Freitas (RD) – amigos do varejo
-
Cimed foi eleita a fabricante do ano na categoria de MIPs e OTC - Cimed foi eleita a fabricante do ano na categoria de MIPs e OTC
-
Daniel Cimati (Cimed), Giovani Aurélio (Indiana) e Alexandre Nieto (Hertz) fechando o ano com bons projetos - Daniel Cimati (Cimed), Giovani Aurélio (Indiana) e Alexandre Nieto (Hertz) fechando o ano com bons projetos
-
Divas do Altas Horas embalaram o jantar comemorativo - Divas do Altas Horas embalaram o jantar comemorativo
-
Hypera Pharma conquistou o reconhecimento de melhor fabricante de similares - Hypera Pharma conquistou o reconhecimento de melhor fabricante de similares
-
Ivan Coimbra (Abradilan) entre a dupla da Febrafar formada por Edison Tamascia e Valdomiro Rodrigues - Ivan Coimbra (Abradilan) entre a dupla da Febrafar formada por Edison Tamascia e Valdomiro Rodrigues
-
Marcelo Cançado (Drogal), Armando Ahmed (Venancio) e Antonio Carlos Freitas (RD) - amigos do varejo - Marcelo Cançado (Drogal), Armando Ahmed (Venancio) e Antonio Carlos Freitas (RD) – amigos do varejo
-
Marcilio Pousada (RD), Luiz Claves (Hypera Pharma) e Juliana Lopes (RD) - parceiros e amigos - Marcilio Pousada (RD), Luiz Claves (Hypera Pharma) e Juliana Lopes (RD) – parceiros e amigos
-
Na categoria Medicamento de Marca, quem arreabatou o troféu foi a Novo Nordisk - Na categoria Medicamento de Marca, quem arreabatou o troféu foi a Novo Nordisk
-
O consultor Olegário Araújo ao lado dos irmãos Leandro e Luciano Guedes, da Minas-Brasil - O consultor Olegário Araújo ao lado dos irmãos Leandro e Luciano Guedes, da Minas-Brasil
-
Os consultores Marcelo Cristian e Silvia Osso esbanjaram simpatia - Os consultores Marcelo Cristian e Silvia Osso esbanjaram simpatia
-
Premiação da categoria de fabricante de genéricos ficou com a EMS - Premiação da categoria de fabricante de genéricos ficou com a EMS
-
Régis Teixeira e Adriano Santos, da Biolab, ao lado de Alessandro Milian (FQM) e Arnaldo Sá (Interplayers) - Régis Teixeira e Adriano Santos, da Biolab, ao lado de Alessandro Milian (FQM) e Arnaldo Sá (Interplayers)
-
Representado pelo filho Luiz Renato, deputado federal Luiz Carlos Hauly foi a Personalidade do Ano pela luta em prol da reforma tributária - Representado pelo filho Luiz Renato, deputado federal Luiz Carlos Hauly foi a Personalidade do Ano pela luta em prol da reforma tributária
-
Ricardo Petribu (Nestlé) com Armando Ahmed e Rodrigo Ahmed (Venancio) - varejo e indústria afinados - Ricardo Petribu (Nestlé) com Armando Ahmed e Rodrigo Ahmed (Venancio) – varejo e indústria afinados
-
Roberto Coimbra, Ivan Sanches e Márcia Wagner - Panvel marcando presença - Roberto Coimbra, Ivan Sanches e Márcia Wagner – Panvel marcando presença
-
Rodrigo Fiorani, o Canela (FQM), Rejane Ernandes e Roberto Guimarães, da A Nossa Drogaria - Rodrigo Fiorani, o Canela (FQM), Rejane Ernandes e Roberto Guimarães, da A Nossa Drogaria
-
Sergio Maeoka, da Nissei (ao centro), entre Walter Batista e Eder Maffissoni, da Prati-Donaduzzi - Sergio Maeoka, da Nissei (ao centro), entre Walter Batista e Eder Maffissoni, da Prati-Donaduzzi
-
Sucesso do Carmed, da Cimed, motivou o prêmio de Produto Inovador do Ano - Sucesso do Carmed, da Cimed, motivou o prêmio de Produto Inovador do Ano
-
Unilever foi reconhecida com melhor fabricante de Consumer Health - Unilever foi reconhecida com melhor fabricante de Consumer Health
-
A marca Huggies conquistou o prêmio de Produto do Ano no e-commerce - A marca Huggies conquistou o prêmio de Produto do Ano no e-commerce