No próximo mês de dezembro, a Abrafad completará seis anos de atividade. E essa trajetória tem se mostrado muito positiva, pois, de 2017 para cá, o faturamento em vendas da entidade saltou 800%.
A época de sua fundação, a associação reunia 973 lojas que, juntas, somavam R$ 817 milhões de faturamento. Agora, com mais de 5,6 mil farmácias, o montante decolou para R$ 6,6 bilhões.
Desde 2020, a sede administrativa da entidade, fundada em Belo Horizonte (MG), fica em São Paulo (SP) mas, com o crescimento, a Abrafad resolveu mudar novamente de casa.
“Com o crescimento expressivo que tivemos, especialmente nos últimos três anos, tínhamos a necessidade de encontrar um espaço mais amplo. Precisávamos de uma área maior para atendermos melhor os nossos associados e parceiros colaboradores”, afirma Nilson Ribeiro, diretor-executivo da entidade.
O novo escritório da associação fica agora em Santana, na zona norte da capital paulista.
Abrafad bate meta em meio ano
O desempenho até junho de 2023 já superou o planejamento de faturamento e número de lojas que a Abrafad tinha para 2023. Hoje, 44% dos negócios da associação estão na região Sudeste, 34% no Nordeste e 19% no Sul.
As bandeiras que integram a Abrafad atualmente são Acofarma, Bifarma, Grupo Confarma, Rede Ellomais, Rede Facillite, Farmatotal, Farma Você, Forte Farma, Fort Popular, Rede Lucremais, Rede Melhor Compra, Rede Meta, Multifarma, Preço Baixo, Preço Justo, Rede Bem, Rede 2000, Supermais, SmallFarma, Rede Soma e Rede Universal Farma.
Faturamento ao longo dos anos
Confia na tabela abaixo o faturamento anual da Abrafad:
ANO | NÚMERO DE LOJAS | FATURAMENTO |
2017 | 973 | R$ 817 milhões |
2018 | 1.213 | R$ 1,01 bilhão |
2019 | 1.462 | R$ 1,22 bilhão |
2020 | 3.382 | R$ 3,2 bilhões |
2021 | 4.181 | R$ 3,9 bilhões |
2022 | 4.518 | R$ 4,2 bilhões |
2023* | 5.642 | R$ 6,6 bilhões |
*Dado parcial até junho/23
Encontro atraiu 39 indústrias
O Encontro de Negócios da Abrafad mobilizou 56 empresas no último mês de maio. A segunda edição do evento ganhou agenda extra com a incorporação de mais um dia à programação.
Do total de companhias participantes, 39 representaram a indústria farmacêutica. As outras 17 foram as redes que integram a associação.
“Não pensamos em números, mas na qualidade do encontro. O objetivo é que o varejo e a indústria possam discutir projetos de trade e estabelecer metas de resultados para o segundo semestre”, comenta Ribeiro.