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Vendas de álcool em gel caem pela metade nas farmácias

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vendas de álcool em gel

Levantamento da plataforma de dados do varejo Scanntech revela uma queda de 54% nas vendas de álcool em gel em farmácias em relação ao ano de 2021, com variação negativa (-50%) também em valor. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, produtos de limpeza em geral, assim como o próprio álcool comum, tiveram uma variação negativa de 33% em unidades e em valor (-20%).

Procura despencou

Na RaiaDrogasil, proprietária das redes Droga Raia e Drogasil, o cenário já vinha se desenhando nas farmácias desde 2020, após o período de pico inicial da Covid. Já nas Farmácias Pague Menos, as vendas de álcool em gel despencaram 75% em relação a maio do ano passado. Na comparação com abril, o recuo é superior a 5%.

Higiene pessoal em alta

Já o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos atingiu US$ 471,3 milhões de janeiro a abril de 2022. O saldo representa um aumento de 4,8% na comparação com o mesmo período de 2021 (US$ 449,7 milhões).

De acordo com o Monitor Mercantil, o saldo da balança comercial do quadrimestre também foi superavitário em US$ 7,8 milhões, revertendo o saldo deficitário no mesmo período de 2021, que foi de US$ 31,7 milhões. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Segundo a entidade, as exportações da indústria do setor no período de janeiro-abril alcançaram o valor de US$ 246,8 milhões, registrando um crescimento de 18,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. As importações totalizaram US$ 224,3 milhões representando redução de 6,7% em comparação ao quadrimestre de 2021 (US$ 240,7 milhões).

Abril foi o mês das categorias de produtos para cabelos (US$ 15,1 milhões), sabonetes (US$ 13,1 milhões) e cremes para pele (US$ 6,6 milhões) se destacarem no campo das exportações.

Já nas importações, seguindo o ritmo dos meses anteriores, se destacaram as categorias de cremes para pele/protetores/bronzeadores (US$ 14 milhões) fragrâncias (US$ 10,5 milhões) e produtos de higiene oral (US$ 6,7 milhões).

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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