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Vendas de Dia dos Namorados deste ano devem superar as de 2021

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Pesquisa da Boa Vista mostra que 51% dos empresários têm a perspectiva de um aumento no volume de vendas de Dia dos Namorados deste ano, na comparação com igual data do ano passado. Em 2021, em meio aos efeitos da pandemia, apenas 17% esperavam alta nas vendas.

Segundo Flávio Calife, economista da Boa Vista, mesmo com o cenário econômico ainda delicado para o consumidor, dado que a inflação não cedeu e os juros continuam subindo, alguns fatores podem impulsionar o consumo no curto e médio prazo. “As vendas no comércio podem ter reflexo da antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas, bem como a liberação do saque ao FGTS, que pode beneficiar milhões de trabalhadores”, analisa Calife.

A pesquisa da Boa Vista, feita com cerca de 500 empresas, de micro, pequeno, médio e grande porte, dos segmentos do comércio, serviço e indústria, em nível nacional, identificou também que a maior parte das vendas para a data comemorativa deverá acontecer de maneira presencial, em lojas físicas, mesmo que a intenção em realizar compras on-line tenha apresentado um crescimento de três pontos percentuais (de 36% para 39%) na comparação com último ano.

Similar ao registrado no ano anterior, 50% dos empresários declararam que as vendas desta data representam em torno de 1% a 5% do faturamento total do ano. Para 25% dos entrevistados, elas representam mais de 5% a 10% do faturamento. Para 16%, mais de 10% a 15%, e 9% disseram que representam mais de 15%.

VESTUÁRIO

O setor de vestuário e calçados deverá ser o mais procurado na data pelos consumidores, assim como demonstrou ter sido na data comemorativa anterior.

Outros setores como o de alimentos, eletrônicos e telefonia também deverão ter aumento na procura segundo a opinião dos empresários entrevistados.

GASTOS

O ticket médio para a compra do presente deste ano deverá ser em torno de R$ 171, contra os R$ 146 registrados em 2021. E a perspectiva é de que 50% dos consumidores gastem mais que nos anos anteriores.

Ano passado 33% tinham essa expectativa. Ainda de acordo com o estudo, 77% dos empresários acreditam que os consumidores não deverão ultrapassar a casa dos R$ 200 por presente.

Fonte: Diário do Comércio

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