As vendas do Carmed dispararam entre 2022 e 2023. Apenas no intervalo entre os anos, o avanço foi de 2.000%. Mas, como a Cimed chegou a tal resultado? Em entrevista ao Diário do Comércio, a vice-presidente, Karla Marques Felmanas, deu detalhes da estratégia.
O grande motor para o boom nas vendas foi a parceria com a Fini, que levou a criação do protetor labial sabor chiclete. Durante o Dia dos Namorados de 2023, o produto viralizou.
“Nosso primeiro contato com a marca de doces foi para uma parceria de distribuição comercial das balas nas farmácias. Com a evolução das reuniões, Juliana Felmanas, que na época era responsável por inovação e novos negócios na Cimed, trouxe essa ideia de uma colaboração com a Fini com nosso hidratante labial Carmed, que já existia no mercado. Era uma aposta inovadora”, conta a executiva.
Na esteira do sucesso com os casais, chegou a vez das crianças e adolescentes. O segundo público mais impactado pelo produto foi o de meninas entre 10 e 15 anos.
A meta anual de vendas, que era de R$ 23 milhões, foi batida em apenas um mês. É claro que tal alta na demanda pegou a farmacêutica desprevenida, o que levou a ruptura nas farmácias.
Vendas do Carmed foram impulsionadas pelo TikTok
E como o Carmed chegou a números tão representativos? A resposta vem da China e é composta por vídeos curtos: o TikTok. A rede social, que ganhou muito terreno nos últimos anos, foi a principal plataforma de advocate, ou seja, de divulgação gerada pelos próprios usuários do hidratante labial.
Em três semanas, os vídeos que utilizaram a #carmedfini na plataforma registraram 200 milhões de visualizações. A conexão com as trends, as modas da internet, permanece até hoje.
“Acredito que toda a estratégia de redes sociais foi fundamental para impulsionar esse sucesso. Desenvolvemos uma dinâmica de conteúdos divertidos e autênticos no ambiente digital e, a partir disso, nosso hidratante labial se tornou uma grande plataforma para collabs”, opina,
Após o sucesso, a marca se manteve em alta e é a segunda mais significativa no negócio da Cimed.
Sucesso levou a ampliação do portfólio
Com o sucesso da colaboração com a Fini, a Cimed buscou outras parcerias para linhas limitadas do Carmed. Dentre elas se destacam Bauducco, Hello Kitty e Ana Castela, por exemplo.
Cimed quer receita de R$ 10 bilhões
E o desempenho do Carmed seguirá sendo relevante para os negócios da Cimed. Afinal, a farmacêutica estabeleceu um plano de expansão mirando a receita de R$ 10 bilhões. Para tal, o laboratório trabalha com a meta de dobrar de tamanho por meio da ampliação fabril para fora de Minas Gerais.