Trade marketing eleva em 40% vendas na Natus Farma

Rede de farmácias contratou plataforma da Procfit para automatizar essa atividade

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

NATUS FARMAfarmácias, Procfit, varejo farmacêutico, Natus Farma, cosmos pro
Piloto das ações da rede foi apresentado a 80 representantes de indústrias durante evento em novembro | Foto: Divulgação

Uma estratégia de trade marketing da Natus Farma já rendeu um aumento de 40% na média mensal de vendas de HPC. A rede de farmácias mineira, que reúne 89 lojas em 45 municípios no sul do estado, projeta encerrar o ano com R$ 575 milhões de faturamento e vem colhendo os frutos do projeto- piloto iniciado em setembro.

Para potencializar esse resultado, a Natus Farma contratou a plataforma Cosmos Pro. A unidade de negócios da Procfit, entre outras funcionalidades, automatiza processos e rotinas de trade marketing em empresas do varejo farmacêutico.

Um exemplo de sucesso envolveu a linha de sabonetes Pom Pom Barra, da Ontex, cujo faturamento em julho e agosto girava em torno de R$ 60 mil, com 17.519 unidades vendidas. Em setembro e outubro, após 45 dias de trabalho de trade marketing, a rede contabilizou aumento de 89% no faturamento (R$ 113,5 mil) e 112% em unidades vendidas (37.181).

Interna 1
Ponta de gôndola destaca os sabonetes da linha Pom Pom
Foto: Divulgação

O mesmo ocorreu com os desodorantes Dove (linha original), da Unilever, cuja receita na varejista saltou de R$ 71,2 mil para R$ 206,7 mil, um avanço de 190%. Já em quantidades comercializadas, o volume mais que triplicou – de 3.639 para 11.839 unidades.

Interna 2
Ponta de gôndola com produtos da Dove | Foto: Divulgação

“Sem o trabalho de trade, não tínhamos como adotar um processo organizado para acompanhar a execução de mais de 1500 pontas de gôndolas e em torno de 800 cestões. E não conseguiríamos assegurar a comprovação dos indicadores para a indústria a partir de mensagens de WhatsApp, por exemplo”, explica o diretor comercial Pedro Rocha Dias.

Segundo o executivo, os dados evidenciam um salto de vendas de produtos em exposição em pontos extras em determinado período, contra o período em que ele estava apenas no ponto natural. “É uma forma de fazer com que haja um controle na padronização dos locais estratégicos de todas as unidades, por meio de um cronograma único”, acrescenta o executivo.

Natus Farma apresenta case de sucesso para a indústria

O case do piloto das ações de trade marketing da Natus Farma foi apresentado em novembro na cidade de Belo Horizonte (MG), que reuniu 80 representantes de indústrias. “Mostramos os resultados do nosso trabalho, deixando claro que a rede está pronta para executar e comercializar essas posições diferenciadas para o próximo ano”, ressalta Dias.

Na mesma ocasião, o CEO da Procfit, Marcelo Guidugli, apresentou a solução contratada pela rede de farmácias, destacando como a plataforma Cosmos Pro automatiza processos e oferece suporte estratégico para a gestão de trade marketing, reafirmando o compromisso da rede com a inovação e resultados consistentes.

“Negociamos praticamente todos os espaços com as maiores indústrias do segmento presentes nessa rodada. Além disso, passamos a ter maior visibilidade com marcas que não estavam no radar de uma rede do interior do estado, entre as quais a Isdin e a Johnson & Johnson”, acrescenta Dias. Outro diferencial é a possibilidade de ampliar a visibilidade para o pequeno fornecedor regional.

Trade marketing da Natus Farma mapeia consumidor em cada loja

“Adotar uma ferramenta de gestão de trade, como o Cosmos Pro, revoluciona a forma como empresas gerenciam suas operações e estratégias nos pontos de vendas físicos e canais digitais”, ressalta Guidugli. Segundo ele, além de automatizar processos, a solução oferece uma visão analítica integrada, permitindo decisões mais assertivas, maior eficiência na execução de campanhas e alinhamento com fornecedores.

“A ferramenta também garante transparência nas ações contratadas e executadas, fortalecendo a confiança entre as partes e potencializando resultados de forma sustentável”, finaliza o executivo.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress