Viagem técnica da Abradilan explora canal farma chinês

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Viagem técnica da Abradilan
Foto: Divulgação

A viagem técnica da Abradilan de 2024 teve a China como destino. A delegação brasileira passou por cidades como Shangai, Pinghu, Hangzhou e pela capital Beijing, para conhecer e analisar os modelos de negócios e operacionais adotados nos mercados farmacêuticos e de distribuição do país.

 Durante os oito dias de imersão na cultura chinesa, o grupo realizou imersões em empresas vinculadas às cadeias de varejo e saúde, a exemplo da Alibaba Health, JD Health e Ping An Health. O grupo de 50 executivos contou com representantes das distribuidoras associados à entidade, das farmacêuticas Hypera e Neo Química, além de convidados da Febrafar, Farmarcas, IQVIA e Nexfar,

Os encontros permitiram uma maior compreensão do funcionamento canal farma chinês. O gigante asiático concentra 623 mil farmácias, dos quais 360 mil estabelecimentos são administrados por redes (58% do mercado). Os demais 42% (263 mil) são PDVs independentes.

“A China é difícil de ser descrita em palavras. Tudo o que acontece lá é muito diferente da realidade brasileira, sem falar que o país está extremamente mais avançado do que o restante do mundo. Ela vem tomando espaço na Nova Economia em inovações, com grandes investimentos e incentivos do governo voltados para a ciência e tecnologia”, destaca o presidente da Abradilan, Juliano Cunha Vinhal.

Viagem técnica da Abradilan explorou ecossistemas do varejo

A visita a ecossistemas do varejo local pautou a viagem técnica da Abradilan. Um dos grupos visitados foi a Alipay, plataforma de pagamento móvel e online, muito utilizada na China para pagar compras, alimentação, ingressos, transporte, entre outros. A Alipay é uma afiliada do Alibaba Group e foi lançada em 2004.

Outro destaque fica por conta da Ping An Healthcare and Technology Company Limited, que é uma plataforma de serviços de saúde na China que oferece uma variedade de serviços, incluindo serviços médicos online, gestão de saúde e interação de bem-estar. Com 500 milhões de usuários na plataforma, realiza até três milhões de consultas online por dia. A delegação Abradilan foi recebida pelo vice-presidente sênior da companhia, Jack Hou.

Os participantes visitaram também o supermercado Hema Xiansheng, uma inovação da gigante do varejo online na China, a Alibaba. O termo Hema Xiansheng, traduzido como “frescor e vivacidade embalados”, também é um jogo de palavras em chinês que remete ao “Sr. Hippo” (Senhor Hipopótamo), o que inspirou a mascote do hipopótamo da marca.

A delegação também visitou a Zhejiang Changhong Pharmacy, que é um varejista, atacadista e distribuidor de produtos para a saúde.

Os membros da Abradilan foram recebidos por Pan Yuefei, presidente da Changhong Pharmacy; e Sun Lingbo, gerente geral da empresa. Eles conheceram a história e o desenvolvimento da emoresa, visitaram seu centro de distribuição e conheceram as operações comerciais, em Pinghu.

O grupo passou pela Alibaba Health, negócio de e-commerce farmacêutico e saúde digital. A Alibaba Health é o principal veículo do Alibaba Group que oferece soluções completas aos consumidores por meio da integração de recursos online offline das indústrias farmacêutica e de saúde.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress