O maior canal de informação do setor

VISIOTT prevê crescer no Brasil com rastreabilidade

3.842

VISIOTT prevê crescer no Brasil com rastreabilidade de medicamentos

Agora é oficial. Após 12 anos de discussões e reviravoltas, a rastreabilidade de medicamentos já tem prazo definido para vigorar no mercado farmacêutico brasileiro: abril de 2022. No último dia 23, a Anvisa publicou a Instrução Normativa (IN) 100, na qual destaca os tipos de produtos e prazos para implementação.

As empresas do setor farmacêutico estabelecidas no Brasil – indústrias, importadoras, operadores logísticos e distribuidoras – terão cerca de oito meses para encontrar fornecedores que atendam seus requisitos internos e estejam em conformidade com as normas regulatórias. Com esse perfil, a VISIOTT, empresa turca presente no Brasil desde o início de 2020, já realiza implementações de projetos de rastreabilidade desde 2009. Atua em dezenas de países com centenas de linhas instaladas, soluções completas para seus clientes, desde a parte de máquinas até software para comunicação com a Anvisa, e a melhor relação custo-benefício do mercado.

Sobre a Instrução Normativa

A rastreabilidade estende-se a toda a cadeia produtiva, seguindo o exemplo de outros 70 países. Está amparada na Lei 11.903/2009, que instituiu o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM). Todos os medicamentos devem ser obrigatoriamente serializados, o que é facultado aos fabricantes de MIPs, fitoterápicos, radiofármacos, meios de contraste injetáveis, soluções parenterais a partir de 50 ml, soros, vacinas e medicamentos com destinação governamental.

O detentor do medicamento precisa atualizar no SNCM informações relativas ao registro de cada fármaco e ao número de GTIN da apresentação, à classificação anatômica-terapêutica-química da Organização Mundial de Saúde (OMS), classificação regulatória e data de início da comercialização. A interrupção da venda também deve ser comunicada, com a respectiva motivação.

Experiência global em rastreabilidade

VISIOTT prevê crescer no Brasil com rastreabilidade
Flavio Silveira

O know-how internacional é a aposta da VISIOTT para ganhar presença no Brasil. A companhia acumula mais de 180 projetos de rastreabilidade de medicamentos na Europa e na Ásia. Seus equipamentos são validados em cerca de 20 países, apresentam o menor custo de implantação e estão configurados a padrões internacionais. “Outro diferencial é a experiência que vivenciamos na Turquia, primeiro mercado global a adotar o sistema, em 2009, e que serviu de parâmetro para a legislação brasileira”, argumenta Flavio Silveira, gerente de vendas para o Brasil.

Uma base técnica em Anápolis (GO) garante o suporte ao setor farmacêutico, bem como o pós-venda de peças e reposições. Mas para dar ainda mais sustentação às operações, a companhia prevê a implementação, nos próximos anos, de uma planta para montagem de equipamentos no Brasil e atendimento a clientes na América Latina.

Diferenciais da operação

A  empresa dispõe de soluções turnkey adaptadas para os níveis 1 a 5 da rastreabilidade (hardware e software). Graças à robustez do software, as plataformas da VISIOTT viabilizam as comunicações horizontais e verticais – Anvisa e distribuidores/hospitais. “Os clientes precisam de agilidade e fornecedores que apresentem solução completa, tornado o processo mais rápido e com menor custo”, explica Silveira.

As soluções também podem ser configuradas a mais de 50 sistemas ERP, MES, WMS e comunicações internacionais disponíveis nas farmacêuticas e nos distribuidores. “Essa funcionalidade nos permite oferecer soluções customizadas, que asseguram todas as integrações necessárias para implementação completa nos clientes. E a vantagem de ter equipes técnicas treinadas e com atuação nacional agrega confiabilidade à operação”, enfatiza.

Interessados em contratar as soluções da VISIOTT podem acionar a empresa pelos telefones (62) 3602-1430, (62) 99386-0041 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/biobalance-avanca-com-suplementos-em-grandes-redes/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação