O primeiro semestre do ano viu o fluxo de visitas em lojas físicas crescer no varejo. Um dos destaques do levantamento, feito pela FX Data Intelligence e pela F360º, foi o desempenho da categoria de “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” em junho, um movimento 51% maior do que o mesmo período de 2023.
O grande motor para alta foi o Dia dos Namorados. “Esse avanço reflete o fortalecimento do consumo das famílias, sustentado por um mercado de trabalho aquecido e aumento da renda”, analisa o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra.
Mesmo em comparação com o mês de maio, famoso pelas compras para o Dia das Mães, o movimento cresceu 7%. Por outro lado, o faturamento, que havia apresentado um pico de 25%, recuou -4%.
Momento da categoria de artigos farmacêuticos é conflitante
Apesar do resultado positivo na comparação com o ano anterior, junho foi o segundo período de queda seguido na comparação mês a mês. De abril a junho, as visitas caíram 7%, sendo 3% nos últimos 30 dias da pesquisa.
Visitas em lojas físicas só caíram no Nordeste
Quando observado o recorte por região, apenas o Nordeste apresentou retração. Levando em conta os nove estados que a compõem, o movimento nas lojas em junho foi 3% menor em comparação com mesmo mês de 2023.
Por outro lado, as regiões Norte, Centro-Oeste e Sul apresentaram crescimento respectivamente de 9%, 9% e 13%. Já no Sudeste, o índice permaneceu estável.