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WhatsApp faz parte da estratégia de marketing de 70% varejistas

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Foto: Freepik

Uma pesquisa da RD Station revelou que o número de empresas que utilizam o WhatsApp como parte de sua estratégia de marketing segue crescendo. Em 2023, ano da pesquisa anterior, essa estatística abrangia 60% das empresas. Hoje, o valor ultrapassa a casa dos 70%. As informações são do portal E-Commerce Brasil.

Ainda de acordo com levantamento, o aplicativo de mensagens é o canal com maior taxa de sucesso no contato com clientes, também com 70%. O método supera inclusive práticas consolidadas como a visita presencial (32%) e as ligações telefônicas (31%).

“O WhatsApp está instalado no smartphone de 99% dos brasileiros, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time, da Opinion Box. Este cenário impulsiona um crescimento exponencial na adoção de estratégias conversacionais entre profissionais de marketing e de vendas. Por se tratar de um canal versátil, a ferramenta oferece a maior taxa de sucesso e oportunidades, podendo ser utilizada desde a captação de leads, passando pela nutrição desses contatos, até follow-up de vendas e pós-venda”, conta Bernardo Brandão, CMO da RD Station.

Como funciona a estratégia de marketing com o WhatsApp?

Esse tipo de abordagem é implementado especialmente por empresas B2C (72%), seguidas pelas B2B, com 61%. As funcionalidades do aplicativo mais utilizadas são as listas de transmissão (45%) e a captação de leads via botão do WhatsApp (44%).

Os principais empecilhos para o uso desse tipo de estratégia, também segundo a pesquisa da RD Station, incluem a dificuldade dos lojistas em medir resultados (43%) e a falta de uma base engajada (35%).

“Apesar do aumento na utilização do WhatsApp, há ainda diversas oportunidades de crescimento, especialmente na automação de tarefas repetitivas e manuais, como responder a perguntas frequentes, enviar mensagens de boas-vindas e acompanhar pedidos”, complementa o executivo.

Automatizar essas tarefas libera tempo para que a equipe se dedique a atividades mais complexas e estratégicas, resultando em um atendimento mais rápido e eficiente, o que reduz o tempo de espera e aumenta a satisfação dos clientes.

“Além disso, é crucial integrar essas automações com outras ferramentas utilizadas pela equipe, como chatbots e sistemas de atendimento, a fim de  garantir eficiência operacional e atender todas as necessidades da empresa no momento adequado”, finaliza.

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