Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

XP avalia impacto do piso salarial dos farmacêuticos para o varejo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

piso salarial dos farmacêuticos

As farmácias estão definitivamente no radar do mercado financeiro. A XP Investimentos decidiu fazer uma análise dos impactos do piso salarial dos farmacêuticos para as empresas.

O projeto de lei em discussão institui o piso salarial de R$ 6,5 mil, válido em todo o território nacional. Para a corretora, a aprovação poderia ter um impacto médio de 25% no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) das farmácias. As informações são do Infomoney.

O salário que está sendo discutido como mínimo para a categoria está 40% a 50% acima da média que atualmente é desembolsada pelas farmácias que integram a rede de atendimento do Itaú BBA. Atualmente, segundo o banco, os salários dos farmacêuticos representam cerca de 3% a 5% das vendas das lojas. Mas se essa mudança se concretizar, levará a um aumento significativo na linha de despesas gerais e administrativas, provavelmente pressionando os níveis de rentabilidade no curto prazo.

Piso salarial dos farmacêuticos e perda de rentabilidade

A perda de rentabilidade estimada pela XP deve ser de 25% do Ebitda das farmacêuticas, assumindo que não haja repasse de preços aos consumidores, embora as companhias observem que isso seria necessário se o PL  for aprovado. O impacto atingiria desproporcionalmente as farmácias de menor porte em relação aos players do grande varejo que contam com ações na Bolsa.

Isso enfraqueceria a concorrência e provavelmente levaria a uma maior concentração de participação de mercado nas mãos dos maiores players da indústria, avaliam os analistas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress